SóProvas


ID
2287075
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A capacidade de alterar o esquema conceitual, sem que seja necessário alterar os esquemas externos ou os programas de aplicação, é denominada

Alternativas
Comentários
  • Independência de dados: é a capacidade altera um esquema sem a necessidade de modificar os demais.

    A independência de dados pode ser de 2 tipos:

    Independência lógica: capacidade de modificar o esquema conceitual sem a necessidade de reescrever os programas aplicativos

    Independência física: capacidade de modificar o esquema físico sem afetar o esquema conceitual ou externo.

  • Gabarito: A

     

    Independência de dados

    A arquitetura lógica em 3 níveis pode ser usada para esclarecer o conceito de independência de dados, que pode ser definida como a capacidade de alterar o esquema em um nível sem alterar o esquema do nível imediatamente superior. Apresentam-se 2 níveis de independência de dados:


    1) Independência de dados lógica - é a capacidade de alterar o esquema conceitual sem alterar o esquema externo ou programas de aplicação. Pode-se alterar o esquema conceitual pela adição de um novo tipo de registro ou item de dado, pela remoção de um tipo de registro ou item de dado. No último caso, esquemas externos que se referem aos dados restantes não seriam afetados.
     

    2) Independência de dados física - é a capacidade de alterar o esquema interno sem alterar o esquema conceitual. Alterações no esquema interno podem ser necessárias, pois alguns arquivos físicos são reorganizados – por exemplo, pela criação de estruturas de acesso adicionais – para melhorar a performance de consulta ou atualização.

  • GABARITO A!

    .

    .

    INDEPENDÊNCIA LÓGICA É A CAPACIDADE DE MUDAR O ESQUEMA CONCEITUAL SEM ALTERAR O ESQUEMA EXTERNO. JÁ INDEPENDÊNCIA FÍSICA É A CAPACIDADE DE ALTERAR O ESQUEMA INTERNO SEM ALTERAR O ESQUEMA CONCEITUAL, E, CONSEQUENTEMENTE, O MODELO EXTERNO TAMBÉM.

  • Os conceitos de independência de dados se aplicam tanto às etapas do projeto de banco de dados (projeto conceitual, lógico e físico) quanto à arquitetura de três esquemas ou ANSI/SPARC. Na arquitetura ANSI/SPARC, a independência lógica de dados é aquela que diz que você pode alterar o esquema conceitual, sem que precise modificar os esquemas externos ou os sistemas externos que os acessam. Letra A!