Djalma de Pinho (2005, p. 355-357) aborda que, para o desenvolvimento de um estudo de arranjo físico, pode-se seguir as quatro etapas seguintes:
Levantamento da situação atual:
- fazer um estudo do local - vias de acesso, possibilidade de adaptações, análise da adequação do ponto de localização, analise das instalações do imovel.
- estudar as divisões, móveis e equipamento - formato das salas, medidas dos imóveis e equipamento, forma de uso de salas, aparência e ambiente.
- fazer levantamento do fluxo de trabalho e das atividades relacionadas - identificação e análise das atividades dos funcionários. estudar o fluxo de trabalho, estudar os movimentos efetuados pelos funcionarios, estudar a adequação do uso das máquinas.
- fazer uma análise do ambiente para a execução das atividades - temperatura, umidade. ventilação. espaço, ruído, tipo e cores de pinturas, poeira e iluminação.
- preparar a lista de checagem, quando o analista consolida uma série de itens a serem considerados no estudo e na implementação do novo arranio físico.
- preparar miniaturas dos imóveis e equipamento.
Estudo das soluções alternativas
O analista deve iniciar seu estudo considerando as medidas-padrão para o desenvolvimento dos trabalhos. Diversas tentativas de posicionamento deverão ser feitas. até que se consiga a melhor solução possível, considerando os pontos de início e fim do processo, os custos da implantação, o grau de segurança para o equipamento e para o pessoal que irá utiliza-lo.
Consolidação da solução escolhida
- desenhos - gráfico de linha, representando os fluxos;
- maquetes - miniaturas dos imóveis e equipamentos;
- planta baixa;
- cronograma da implantação -indicando os dias e as horas.
Implantação e avaliação do arranjo físico escolhido
Nesta etapa deve-se efetuar a implantação de acordo com o cronograma e acompanhamento das medidas propostas, por meio da análise do volume de trabalho, rapidez de execução e conforto do funcionário. Esse controle de avaliação permite acompanhar a mudança efetuada. se a solução foi a melhor ou se ainda há necessidade de adaptações.
Bons estudos.