SóProvas


ID
2287528
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Referente ao controle tecnológico do concreto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A determinação do fck,est para controle estatístico do concreto por amostragem parcial e n ≥ 20 deve ser feita empregando-se a expressão fck,est = fcm + 1,65 sd.

( ) Uma das formas de curar corpos-de-prova de concreto, desde a desmoldagem até a idade quando serão rompidos, é mantê-los totalmente imersos em tanque com água sem circulação e saturada com cal.

( ) Para a determinação do fck,est deve ser descartado, de cada exemplar, o corpo-de-prova que apresenta o maior valor de resistência.

( ) A moldagem de corpo-de-prova de concreto com diâmetro de 15 cm e abatimento compreendido entre 30 mm e 150 mm poderá ser executada em três camadas com 25 golpes aplicados manualmente por meio de haste metálica normalizada, distribuídos em cada camada.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • a)...em função da condição de preparo do concreto e do número de exemplares da amostra, admitindo-se interpolação linear.

    para lotes com número de exemplares n ≥ 20 fck,est = fcm – 1,65×sd fcm = resistência média dos exemplares do lote, em megapascals;

    sd = é o desvio-padrão da amostra de n elementos, calculado com um grau de liberdade a menos [(n-1) no denominador da fórmula], em megapascals

    b) Para este tipo de controle, em que são retirados exemplares de algumas betonadas de concreto, as amostras devem ser de no mínimo 6 exemplares para os concretos do grupo I (classe até C50, inclusive) e 12 exemplares para os concretos do grupo II (classes superiores a C50), conforme define a ABNT NBR 8953:

    para lotes com número de exemplares 6 ≤ n < 20, o valor estimado da resistência característica à compressão (fck,est), na idade especificada, é dado por: m = n/2. Despreza-se o valor mais alto de n,

    se n for impar; f1, f2, ..., fm valores das resistências dos exemplares, em ordem crescente.

  • 1. Errado. Não confundir a equação da dosagem (fcj = fck + 1,65 Sd) com a equação do controle estatístico (fck,est = fcm - 1,65 Sd)

    Lembrar que na dosagem você tem que ter uma "margem" de segurança, estabelecendo um traço para obter maior resistência (soma).

    No caso do controle, você precisa ser mais conservador assumindo que terá resistência um pouco menor (subtrai) do que o obtido.

     

    2. Correto.

     

    3. Errado. A determinação do fck,est depende da quantidade de amostra (min 6 para classe < C50; min 12 para classe > C50). Descartamos o maior valor quando n = ímpar.

     

    4. Correto. Decoreba triste...NBR5738 Tabela 3