SóProvas


ID
2289475
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Com relação aos hormônios vegetais e às suas aplicações, julgue o item seguinte.

Giberelinas estimulam a divisão e o alongamento celular e, consequentemente, plantas mutantes na via de síntese de giberelinas podem se tornar anãs.

Alternativas
Comentários
  • As giberelinas são muito importantes nas culturas agrícolas. Já se conhece desde muito que defeitos genéticos na síntese de GAs causam nanismo em muitas espécies como arroz, milho, ervilha, tomate e canola.

  • Alguns dos processos fisiológicos estimuladas por giberelinas são descritos abaixo (Davies, 1995; Mauseth, 1991; Raven, 1992; Salisbury e Ross, 1992):

    Estimular o alongamento do caule, estimulando a divisão celular. Estimula o florescimento em resposta a longos dias. Quebras de sementes em algumas plantas que necessitam de estratificação ou luz para induzir a germinação. Estimula a produção da enzima (alfa-amilase) na germinação de grãos de cereais para a mobilização de reservas de sementes. Induz a masculinidade em flores dióicas (expressão sexual). Pode causar partenocárpicos (sem sementes) no desenvolvimento do fruto. Pode retardar a senescência em folhas e frutas cítricas.

    Leia mais em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/giberelinas
    Copyright © Portal São Francisco

     

    Sim, caso ocorra uma mutação e a Giberelina deixe de ser produzida, provavelmente a planta não terá o seu caule alongado, dessa forma, portanto, pode se tornar anã.

  • Questão boa de ser anulada. Ela fala de mutação mas não diz qual e nem qual o efeito dela na biossíntese desse hormônio.