SóProvas


ID
2289520
Banca
VUNESP
Órgão
COREN-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Os materiais que estão fora do almoxarifado, por haverem superado a fase de matérias-primas iniciais, e fora do depósito, em função de estarem aquém do estágio de materiais acabados, faltando-lhes percorrer várias etapas do processo produtivo, compõem os estoques de

Alternativas
Comentários
  • Os materiais em processamento são aqueles que estão distribuídos pelos departamentos da instituição, ao longo do processo produtivo.

  • Gabarito  Letra D

     

    1) Quanto à aplicação:

     

    Materiais em processamento: também denominados materiais em vias são aqueles que estão sendo processados ao longo das diversas seções que compõem o processo produtivo da empresa. Não estão no almoxarifado porque não são matérias-primas iniciais nem estão no depósito porque ainda não são produtos acabados. ( Lugar de guarda ALMOXARIFADO)

     

    Fonte: Resumos  do matérial do Estratégia concursos.

  • Gab. D

     

    Produtos em processo envolvem todos os materiais que estão sendo usados no processo fabril.

     

    Geralmente são produtos parcialmente acabados que estão em algum estágio intermediário de produção. São materiais em diferentes estágios de conclusão (montagem, processamento ou acabamento) ao longo de toda a linha de produção, incluindo a matéria-prima (que pode ser algum material totalmente processado) liberada para o processamento inicial, que já foi de alguma forma processada, mas que adquire outras características ao final do processo produtivo.

     

     

    LORENI  BRANDALISE - ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA  - Simplíssimo, Cascavel - 2017. Pag.72

  • Inservíveis é o plural de inservível. O mesmo que: inúteis, imprestáveis, impróprios, indevidos.

  • Gabarito D

    A própria questão deu a dica:

    Os materiais que estão fora do almoxarifado, por haverem superado a fase de matérias-primas iniciais, e fora do depósito, em função de estarem aquém do estágio de materiais acabados, faltando-lhes percorrer várias etapas do processo produtivo, compõem os estoques de

    Tudo posso Naquele que me fortalece!

  • GABARITO: LETRA D

    Quanto à aplicação os materiais de estoque podem ser:

    Materiais produtivos: compreendem todo material ligado direta ou indiretamente ao processo produtivo.

    Matérias primas: materiais básicos e insumos que constituem os itens iniciais e fazem parte do processo produtivo.

    Produtos em fabricação: também conhecidos como materiais em processamento são os que estão sendo processados ao longo do processo produtivo. Não estão mais no almoxarifado porque já não são mais matérias-primas, nem no estoque final porque ainda não são produtos acabados.

    Produtos acabados: produtos já prontos.

    Materiais de manutenção: materiais aplicados em manutenção com utilização repetitiva.

    Materiais improdutivos: materiais não incorporados ao produto no processo produtivo da empresa.

    Materiais de consumo geral: materiais de consumo, aplicados em diversos setores da empresa.

    FONTE: QC

  • Classificação de materiais quanto à aplicação

    À medida que os materiais fluem pelo processo produtivo, passam a receber diferentes classificações.

    • Matérias primas: materiais mais básicos no processo produtivo da organização, são as entradas/insumos dos processos de transformação que serão feitos pela organização.
    • Materiais em processamento (ou em vias, ou em fabricação): Materiais que estão sendo objeto de transformação no processo produtivo da empresa.
    • Materiais semiacabados: Quase pronto, mas ainda faltam alguns acabamentos.
    • Materiais acabados ou componentes: é um componente acabado que passa por um novo processamento em conjunto com outros da mesma classificação para, em conjunto, se transformar no produto acabado.
    • Produtos acabados: completamente acabados e estão prontos para serem colocados no depósito, para venda ou distribuição.

    • Materiais auxiliares e de manutenção/ material improdutivo: são aqueles insumos que não são empregados diretamente na composição do produto final, mas como o próprio nome já diz, auxiliam no processo produtivo. Ex: colas, embalagens, produtos químicos, peças de reposição, gasolina, etc.