No ano de 2013 , em junho, houve manifestações em várias cidades do país. Entre as críticas que foram feitas contra ações de governo uma recorrente foi aquela contra os gastos para a organização dos megaeventos que o Brasil iria sediar : Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas em 2016. A demanda era que tais verbas deveriam ser dirigidas para Educação e Saúde , além de serviços básicos necessários à população.
Após a realização de ambos há que discutir os ganhos e perdas que os megaeventos trouxeram. Segundo a página Politize, de novembro de 2015 . Houve ganhos e prejuízos, sendo que muitas construções , que deveriam ser utilizadas para outras finalidades depois dos eventos esportivos não o foram e estão em processo de deterioração como a arena e as piscinas do Parque Olímpico no Rio de Janeiro.
Entre as alternativas uma aponta obras que foram feitas na cidade do Rio de Janeiro por conta das Olimpíadas e que permanecem em uso.
A) CORRETA- O VLT, o BRT e o Porto Maravilha são construções e reformas que foram feitas àquela época e permanecem servindo à população.
B) INCORRETA- O Maracanã foi reformado para a Copa do Mundo e não para as Olimpíadas. Ao comemorar 80 anos em 2011, o monumento do Cristo Redentor ganhou uma nova iluminação com tecnologia LED.
C) INCORRETA- A revitalização da Vista Chinesa data de 2018, após as Olimpíadas. A primeira etapa da revitalização da Lagoa Rodrigo de Freitas aconteceu em 2020 e a reforma panorâmica da Quinta da Boa Vista. aconteceu em 2012. Todos sem ligação direta com as Olimpíadas
D) INCORRETA – A Marina da Glória tem sua construção anterior aos Jogos Panamericanos de 2007 realizados no Rio de Janeiro. O Programa de despoluição da Baía de Guanabara – PDBG foi concebido no início da década de 90 e ainda não está completo. E, a substituição dos bondinhos de Santa Tereza por veículos mais possantes foi prevista em 2012 para ser feita até 2014
Gabarito do Professor: Letra A.