SóProvas


ID
2291620
Banca
FCC
Órgão
TRT - 20ª REGIÃO (SE)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Nos projetos e estruturas de concreto, a seção transversal de pilares e pilares-parede maciços, qualquer que seja a sua forma, não pode apresentar dimensão menor que X cm. Em casos especiais, permite-se a consideração de dimensões entre X cm e Y cm, desde que se multipliquem os esforços solicitantes de cálculo a serem considerados no dimensionamento por um coeficiente adicional (γn) que deve majorar os esforços solicitantes finais de cálculo quando de seu dimensionamento. Em qualquer caso, não se permite pilar com seção transversal de área inferior a Z cm². Os valores de X, Y e Z, são respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • 13.2.2 Vigas e vigas-parede

    A seção transversal das vigas não deve apresentar largura menor que 12 cm e das vigas-parede, menor que 15 cm. Estes limites podem ser reduzidos, respeitando-se um mínimo absoluto de 10 cm em casos excepcionais, sendo obrigatoriamente respeitadas as seguintes condições:

    a) alojamento das armaduras e suas interferências com as armaduras de outros elementos estruturais respeitando os espaçamentos e coberturas estabelecidos nesta Norma;

    b) lançamento e vibração do concreto de acordo com a ABNT NBR 14931.

    13.2.3 Pilares e pilares-parede

    A seção transversal de pilares e pilares-parede maciços, qualquer que seja a sua forma, não deve apresentar dimensão menor que 19 cm. Em casos especiais, permite-se a consideração de dimensões entre 19 cm e 12 cm, desde que se multipliquem as ações a serem consideradas no dimensionamento por um coeficiente adicional γn, de acordo o indicado na tabela 13.1 e na seção 11. Em qualquer caso, não se permite pilar com seção transversal real inferior a 360 cm2 .

  • Letra C

     

    NBR 6118-2014

    13.2.3  Pilares e pilares-parede
    A seção transversal de pilares e pilares-parede maciços, qualquer que seja a sua forma, não pode apresentar dimensão menor que 19 cm.


    Em casos especiais, permite-se a consideração de dimensões entre 19 cm e 14 cm, desde que se multipliquem os esforços solicitantes de cálculo a serem considerados no dimensionamento por um coefi ciente adicional γn, de acordo com o indicado na Tabela 13.1 e na Seção 11. Em qualquer caso, não se permite pilar com seção transversal de área inferior a 360 cm².

  • salvo pelo 19...

    19cm x 19cm = (aprox) 360cm²

    sendo largura mínima 19cm

  • 13.2.3  Pilares e pilares-parede


    A seção transversal de pilares e pilares-parede maciços, qualquer que seja a sua forma, não pode apresentar dimensão menor que 19 cm.


    Em casos especiais, permite-se a consideração de dimensões entre 19 cm e 14 cm, desde que se multipliquem os esforços solicitantes de cálculo a serem considerados no dimensionamento por um coefi ciente adicional γn, de acordo com o indicado na Tabela 13.1 e na Seção 11.

     

    Em qualquer caso, não se permite pilar com seção transversal de área inferior a 360 cm².

     

    Fonte: NBR 6118

     

     

                                                                                 Vá e vença, que por vencido não os conheça!

  • NBR 6118/2014

    PROJETO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO -PROCEDIMENTO

    13 Limites para dimensões, deslocamentos e aberturas de fissuras

    13.2 Dimensões-limites

    13.2.3 Pilares e pilares-parede

    A seção transversal de pilares e pilares-parede maciços, qualquer que seja a sua forma, não pode apresentar dimensão menor que 19 cm.

    Em casos especiais, permite-se a consideração de dimensões entre 19 cm e 14 cm, desde que se multipliquem os esforços solicitantes de cálculo a serem considerados no dimensionamento por um coeficiente adicional γn, de acordo com o indicado na Tabela 13.1 e na Seção 11. Em qualquer caso, não se permite pilar com seção transversal de área inferior a 360 cm².

  • Pilares

    Menor dimensão = 19cm

    Menor dimensão (casos especiais) = 14cm

    Área mínima = 360cm²

     

     

    Calma, calma! Eu estou aqui!