SóProvas


ID
2291674
Banca
FCC
Órgão
TRT - 20ª REGIÃO (SE)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Após observar o projeto estrutural das barras longitudinais de uma treliça de madeira um engenheiro observou que seria possível utilizar barras com os valores mínimos de espessura e de área da seção transversal que correspondem, em cm e em cm2, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • 9.2 Dimensões mínimas 9.2.1 Dimensões mínimas das seções transversais Nas peças principais isoladas, como vigas e barras longitudinais de treliças, a área mínima das seções transversais será de 50 cm2 e a espessura mínima de 5 cm. Nas peças secundárias esses limites reduzemse respectivamente a 18 cm2 e 2,5 cm.

  • Q norma é essa?

  • RESUMÃO DAS DIMENSÕES MÍNIMAS PREVISTAS NA NBR 7190

     

    10.2 Dimensões mínimas

     

    10.2.1 Dimensões mínimas das seções transversais

    Nas peças principais isoladas, como vigas e barras longitudinais de treliças, a área mínima das seções transversais será de 50 cm2 e a espessura mínima de 5 cm. Nas peças secundárias esses limites reduzem-se respectivamente a 18 cm2 e 2,5 cm.

     

    [... (ESPESSURA MÍNIMA PARA PEÇAS PRINCIPAIS = 5cm; PARA PEÇAS SECUNDÁRIAS = METADE DA PRINCIPAL = 5/2=2,5cm)

    Mesmo que na hora da prova você não lembre que a área da secundária é de 18 cm², pelo bizu da metade da área dá de matar a questão.

    ..]

     

    Nas peças principais múltiplas, a área mínima da seção transversal de cada elemento componente será de 35 cm2 e a espessura mínima de 2,5 cm.

    [... Veja, se fala em múltiplas é mais de 1, concorda? Logo, para que a espessura da soma de pelo menos duas peças dê os 5cm da principal isolada, é necessário que a cada uma tenha pelo menos 2,5cm. ..]

     

    Nas peças secundárias múltiplas, esses limites reduzemse respectivamente a 18 cm2 e 1,8 cm .

     

     

    10.2.2 Diâmetros mínimos de pinos e cavilhas

     

    O diâmetro dos pregos deve respeitar as exigências de 8.3.2; o diâmetro dos parafusos de 8.3.3 e o diâmetro das cavilhas de 8.4.

     

    10.2.3 Dimensões mínimas das arruelas

     

    Na fixação dos parafusos devem ser usadas arruelas com diâmetro ou comprimento do lado de pelo menos 3 d (d é o diâmetro do parafuso) sob a cabeça e a porca.

    As arruelas devem estar em contato total com as peças de madeira.

    A espessura mínima das arruelas de aço será de 9 mm nas pontes de 6 mm em outras estruturas, não devendo em caso algum ser inferior a 1/8 do lado, no caso de arruelas quadradas, ou do diâmetro, no caso de arruelas circulares.

    A área útil mínima das arruelas deve ser tal que permita utilizar todo o esforço de tração admissível no parafuso, sem exceder a resistência à compressão normal da madeira.

     

    10.2.4 Espessura mínima das chapas de aço

     

    A espessura mínima das chapas de aço das ligações será de 9 mm nas pontes e 6 mm em outros casos.

     

     

    Vá e vença, que por vencido não os conheça!

  •  De  acordo  com  a  NBR  7190

    Peças  principais  isoladas, como  vigas  e  barras  longitudinais  de  treliças,  a  área  mínima  das seções  transversais  será  de  50  cm² e  a  espessura  mínima  de  5 cm.

     Nas  peças  secundárias: valores reduzem-se para 18 cm² e 2,5 cm. 
     Nas  peças  principais  múltiplas:  35  cm² e   2,5 cm. 
     Nas  peças  secundárias  múltiplas: 18 cm² e 1,8 cm. 

  • Q 105399

    Outra questão da FCC q cobrou a mesma coisa