SóProvas


ID
2291887
Banca
FCC
Órgão
TRT - 20ª REGIÃO (SE)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um paciente foi submetido a um procedimento cirúrgico e deverá permanecer em repouso absoluto no leito por tempo indeterminado. Considerando que o paciente está com risco de desenvolver lesão por pressão, o enfermeiro prescreve cuidados preventivos com a pele. Dentre os cuidados de enfermagem para prevenção de lesão por pressão, uma delas é

Alternativas
Comentários
  • 1. Sempre que possível, evitar posicionar o indivíduo numa superfície corporal que esteja ruborizada.
    O eritema indica que o corpo ainda não recuperou da pressão anterior e exige um intervalo de tempo maior entre pressões repetidas.

    2. Manter a pele limpa e seca. 
    2.1. Utilizar um produto de limpeza da pele com um pH equilibrado. 
    3. Não massajar nem esfregar vigorosamente a pele que esteja em risco das úlceras por pressão.
    Além de ser doloroso, esfregar a pele pode também provocar uma ligeira destruição tecidular ou uma reação inflamatória, especialmente na pele mais frágil dos idosos.
    4. Desenvolver e implementar um plano individualizado de tratamento da incontinência. 
    4.1. Limpar a pele imediatamente após os episódios de incontinência
    5. Proteger a pele da exposição à humidade excessiva através do uso de produtos barreira de forma a reduzir o risco de danos de pressão. 
    É importante referir que os danos na pele resultantes da humidade não são uma úlcera por pressão, mas que a presença desses danos pode aumentar o risco de desenvolvimento das úlceras por pressão.

    6. Considerar a utilização de emolientes para hidratar a pele seca, a fim de reduzir o risco de dano da pele.

     

    Fonte: Prevenção e Tratamento de Úlceras por Pressão: Guia de Consulta Rápida

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre cuidados a pacientes com risco de desenvolver lesão por pressão.

    A) Incorreto. Deve-se evitar posicionar o indivíduo numa superfície corporal que esteja ruborizada, pois essa já está com pressão e com risco de abertura de lesão.

    B)
    Correto. Manter a pele limpa e seca é primordial para evitar a ocorrência de lesão por pressão. A pele úmida e com sujidade tem maior propensão à ruptura.

    C)
    Incorreto. Massagear e esfregar vigorosamente a pele que esteja em risco das lesões por pressão é proibido! Deve-se realizar massagem e hidratação (com loção hidratante) de forma leve para favorecer a circulação e integridade da pele.

    D)
    Incorreto. Nunca posicionar o indivíduo sobre proeminências ósseas que apresentem eritema não branqueável, pois essas já estão com inicio de uma lesão por pressão.

    E)
    Incorreto. Realizar mudança de decúbito sem arrastar o indivíduo no leito, pois essa forma de reposicionar favorece a fricção e o cisalhamento, consequentemente, a abertura da pele.

    Resposta do Professor: B.