SóProvas


ID
2292088
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Kuenzer (2002), ao considerar a necessidade de construir novas metodologias de planejamento educacional comprometido com a democratização da educação, definiu alguns pressupostos que são norteadores para o trabalho a ser desenvolvido, tendo como direção a democratização das relações sociais na sociedade brasileira. Nesse sentido, analise as alternativas e verifique quais são VERDADEIRAS (V) e quais são FALSAS (F).
( ) O planejamento educacional deverá basear-se em uma concepção de totalidade da realidade a ser transformada.
( ) Não há mudança sem direção; portanto, ao planejar, é preciso que se saiba onde se pretende chegar. Por isso, as prioridades nacionais deverão ser rediscutidas nas diferentes instâncias, considerando as especificidades de cada realidade.
( ) A direção a ser imprimida ao planejamento exige integração, articulação e descontinuidade administrativa.
( ) O planejamento da educação na sociedade democrática exige a participação dos setores organizados da sociedade civil.
( ) O planejamento da educação exige racionalidade, com metodologias centralizadas na competência dos especialistas, de modo a garantir a eficiência do processo.
Assinale a opção que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • (V) O planejamento educacional deverá basear-se em uma concepção de totalidade da realidade a ser transformada.

    (V ) Não há mudança sem direção; portanto, ao planejar, é preciso que se saiba onde se pretende chegar. Por isso, as prioridades nacionais deverão ser rediscutidas nas diferentes instâncias, considerando as especificidades de cada realidade.

    (F) A direção a ser imprimida ao planejamento exige integração, articulação e descontinuidade administrativa. (continuidade)

    (V) O planejamento da educação na sociedade democrática exige a participação dos setores organizados da sociedade civil.

    (F) O planejamento da educação exige racionalidade, com metodologias centralizadas na competência dos especialistas, de modo a garantir a eficiência do processo. (flexibilidade)