SóProvas


ID
2292868
Banca
FCC
Órgão
TRT - 20ª REGIÃO (SE)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um paciente de 60 anos de idade acometido de um tipo de transtorno mental está internado em uma instituição psiquiátrica cadastrada no SIH-SUS há dois anos e meio ininterruptos, recebeu alta médica, pois sua situação clínica e social não justificava a permanência em ambiente hospitalar, indicando a possibilidade de sua inclusão em programa de reintegração social. Neste caso hipotético, este paciente poderá ser beneficiado pelo Programa criado pelo Ministério da Saúde, denominado

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A.

     

     

    De acordo com o Manual do Programa  “De Volta para Casa” Série A. Normas e Manuais Técnicos Brasília – DF.2003.

     

     

    O Programa “De Volta para Casa”, criado pelo Ministério da Saúde, é um programa de reintegração social de pessoas acometidas de transtornos mentais, egressas de longas internações, segundo critérios definidos na Lei nº 10.708, de 31 de julho de 2003, que tem como parte integrante o pagamento do auxílio-reabilitação psicossocial.

  • O pagamento é no valor de 250

  • Gabarito: Letra A.

     

    Complementando

     

    Outra questão agora da banca COPEVE-UFAL que nos ajuda a responder, vejam:

     

     

    Q818476   Ano: 2016    Banca: COPEVE-UFAL     Órgão: UFAL     Prova: Enfermeiro

    Qual o Programa do Ministério da Saúde, voltado à reintegração social de pessoas acometidas por transtornos mentais e com história de longa internação psiquiátrica, que faz parte da reforma psiquiátrica brasileira, visando assegurar o bem-estar global e estimular o exercício pleno da cidadania? 

     

     d) De Volta para Casa. 

  • Valor reajustado pelo Executivo= R$412,00

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre saúde mental.

    Paciente acometido por transtorno mental que está internado em uma instituição psiquiátrica e recebeu alta médica, pois sua situação clínica e social não justificava a permanência em ambiente hospitalar, poderá ser beneficiado pelo Programa De Volta Para Casa (letra A). Esta estratégia tem o objetivo de reverter gradativamente um modelo de atenção centrado na internação em hospitais especializados por um modelo de atenção de base comunitária, consolidado em serviços territoriais e de atenção diária.

    B)
    Incorreto. Não há programa residência segura. E sim, residência terapêutica para aqueles pacientes que apresentam dificuldade de retorno para a família, sendo casas oferecidas aos usuários com tratamento sob supervisão de profissionais de saúde.

    C)
    Incorreto. Não há um programa denominado Bolsa Auxílio-Emprego. Há o auxilio desemprego para as pessoas que ficaram desempregadas.

    D)
    Incorreto. Não há programa denominado Retornando à Vida Social. Há um fortalecimento do retorno de usuários institucionalizados para sua residência com seguimento do tratamento pelos CAPS.

    E)
    Incorreto. A qualidade em Saúde Mental deve ser priorizada com oferta de assistência conforme as necessidades de cada individuo.  

    Resposta do Professor: A.

    Referencias: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Manual do Programa “De Volta para Casa" / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. - Brasília: Ministério da Saúde, 2003. 18p.