SóProvas


ID
2292901
Banca
FCC
Órgão
TRT - 20ª REGIÃO (SE)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em um Centro de Diagnósticos, o enfermeiro é o responsável pela coordenação da execução do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde − PGRSS. Ao ministrar um treinamento para toda a equipe sobre os cuidados necessários com relação ao manejo dos resíduos do Grupo B, destacou os seguintes cuidados:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B. Conforme RDC 306/2004,

    b) 11.13 - Os reveladores utilizados em radiologia podem ser submetidos a processo de neutralização para alcançarem pH entre 7 e 9, sendo posteriormente lançados na rede coletora de esgoto ou em corpo receptor, desde que atendam as diretrizes estabelecidas pelos órgãos ambientais, gestores de recursos hídricos e de saneamento competentes. 

    Corrigindo as demais:

    c) 11.2.2 - Resíduos químicos no estado líquido devem ser submetidos a tratamento específico, sendo vedado o seu encaminhamento para disposição final em aterros.

    d) 12.3.3 - O tratamento preliminar das excretas de seres humanos e de animais submetidos à terapia ou a experimentos com radioisótopos deve ser feito de acordo com os procedimentos constantes no Plano de Radioproteção

    e) 11.14- Os fixadores usados em radiologia podem ser submetidos a processo de recuperação da prata ou podem ser encaminhados a Aterro de Resíduos Perigosos-Classe I ou serem submetidos a tratamento de acordo com as orientações do órgão local de meio ambiente, em instalações licenciadas para este fim.

     

     

  • Gabarito: Letra B.

     

    Complementando

     

     

    De acordo com  a RESOLUÇÃO RDC Nº 306, DE 7 DE DEZEMBRO DE 2004

    Dispõe sobre o Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde

     

     

    a) Errada.

     

    11 - GRUPO B

    11.13 - Os reveladores utilizados em radiologia podem ser submetidos a processo de neutralização para alcançarem pH entre 7 e 9, sendo posteriormente lançados na rede coletora de esgoto ou em corpo receptor, desde que atendam as diretrizes estabelecidas pelos órgãos ambientais, gestores de recursos hídricos e de saneamento competentes

  • COMPLEMENTANDO

    GRUPO B – Resíduos químicosSão resíduos que contem substâncias químicasque podem apresentar risco a saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxidade.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde – PGRSS.

     

    Os resíduos do Grupo B são aqueles com risco químico. De acordo com a resolução - RDC nº 222, de 28 de março de 2018 que Regulamenta as Boas Práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde e dá outras providências no Art. 66 Os reveladores utilizados em radiologia devem ser tratados, podendo ser submetidos a processo de neutralização para alcançarem pH entre 7 e 9 e serem posteriormente lançados na rede coletora de esgoto com tratamento, atendendo às determinações dos órgãos de meio ambiente e do serviço de saneamento (letra B).


    A)
    Incorreto. Reveladores utilizados em radiologia não podem ser submetidos a processo de acidificação para diminuição do pH entre 3 e 5. 


    B)
    Correto. 


    C)
    Incorreto. Resíduos químicos no estado líquido não dispensam tratamento específico. Devem ser encaminhados para disposição final ambientalmente adequada, não sendo permitido o seu encaminhamento para disposição final em aterros.


    D)
    Incorreto. O tratamento preliminar das excretas de seres humanos e de animais submetidos à terapia medicamentosa que poderá ser excretada por via intestinal ou urinária é necessária. Somente os materiais radioativos necessitam de tratamento em não as excretas, pois elas não são metabolizadas por essa via.


    E)
    Incorreto. Não há recuperação do níquel no tratamento de fixadores utilizados em diagnóstico de imagem. 

     

    Resposta do Professor: B.