SóProvas


ID
229360
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fonoaudiologia
Assuntos

A atenção básica em saúde é definida como Conjunto de ações, no âmbito

Alternativas
Comentários
  • DISPOSIÇÕES GERAIS SOBRE A ATENÇÃO BÁSICA

    DOS PRINCÍPIOS E DIRETRIZES GERAIS DA ATENÇÃO BÁSICA

    A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes econdicionantes de saúde das coletividades. É desenvolvida por meio do exercício de práticas de cuidado e gestão, democráticas e participativas, sob forma de trabalho em equipe, dirigidas a populações de territórios definidos, pelas quais assume a responsabilidade sanitária, considerando a dinamicidade existente no território em que vivem essas populações. Utiliza tecnologias de cuidado complexas e variadas que devem auxiliar no manejo das demandas e necessidades de saúde de maior freqüência e relevância em seu território, observando critérios de risco, vulnerabilidade, resiliência e o imperativo ético de que toda demanda, necessidade de saúde ou sofrimento devem ser acolhidos.

    É desenvolvida com o mais alto grau de descentralização e capilaridade, próxima da vida das pessoas. Deve ser o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação da Rede de Atenção à Saúde. Orienta-se pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, do vínculo, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social. A Atenção Básica considera o sujeito em sua singularidade e inserção sócio-cultural, buscando produzir a atenção integral.

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt2488_21_10_2011.html

  • GABARITO: B

    Individual e coletivo que abrange todas as esferas de promoção de saúde na prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento e reabilitação. É desenvolvida por meio de práticas gerenciais, sanitárias, democráticas e participativas, sob forma de trabalho em equipe, dirigida a populações de territórios delimitados. Utiliza tecnologias de elevada complexidade e baixa densidade, que devem resolver os problemas de saúde de maior frequência e relevância em seu território. Orientase pelos princípios da universalidade, da acessibilidade e da coordenação de cuidados, do vínculo e da continuidade, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social.