SóProvas


ID
2293699
Banca
FCC
Órgão
AL-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As compreensões sobre o Estado de bem-estar social são agrupadas como
I. social-democrata, que se caracteriza pelo universalismo e por uma importante redução no papel do mercado no âmbito do bem‐estar social.
II. conservador‐corporativo, que se baseia nos direitos sociais, mas que perpetua uma diferenciação social importante, e que envolve efeitos distributivos mínimos.
III. liberal, que é dominado pela lógica do mercado.
Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Esping-Andersen propõe três "regimes de welfare states":

     

    1-. O welfare state liberal: "em que predominam a assistência aos comprovadamente pobres, reduzidas transferências universais ou planos modestos de previdência social. Os benefícios atingem principalmente uma clientela de baixa renda, em geral da classe trabalhadora ou dependentes do Estado.(...)O Estado, por sua vez, encoraja o mercado, tanto passiva - ao garantir apenas o mínimo - quanto ativamente - ao subsidiar esquemas privados de previdência." Ex:Estados Unidos, o Canadá e a Austrália.

     

    2-. Os welfare states conservadores e fortemente corporativistas: "a obsessão liberal com a mercadorização e a eficiência do mercado nunca foi marcante e, por isso, a concessão de direitos sociais não chegou a ser uma questão seriamente controvertida. O que predominava era a preservação das diferenças de status; os direitos, portanto, estavam ligados à classe e ao status. Este corporativismo estava por baixo de um edifício estatal inteiramente pronto a substituir o mercado enquanto provedor de benefícios sociais; por isso a previdência privada e os benefícios ocupacionais extras desempenham realmente um papel secundário. De outra parte, a ênfase estatal na manutenção das diferenças de status significa que seu impacto em termos de redistribuição é desprezível."Ex:Áustria, a França, a Alemanha e a Itália.

     

     3. Os regimes social-democratas:"Em vez de tolerar um dualismo entre Estado e mercado, entre a classe trabalhadora e a classe média, os social-democratas buscaram um welfare state que promovesse a igualdade com os melhores padrões de qualidade, e não uma igualdade das necessidades mínimas, como se procurou realizar em toda a parte. Isso implicava, em primeiro lugar, que os serviços e benefícios fossem elevados a níveis compatíveis até mesmo com o gasto mais refinado das novas classes médias; e, em segundo lugar, que a igualdade fosse concedida garantindo-se aos trabalhadores plena participação na qualidade dos direitos desfrutados pelos mais ricos." Ex: paíse escandinavos.

     

     

    Fonte: Esping-Andersen ,WELFARE E EXPERIÊNCIAS NEOLIBERAIS: As três economias políticas do welfare state, Lua Nova  no.24 São Paulo Sept. 1991

  • Obrigada Aracely