Comensalismo: relação harmônica, entre espécies diferentes, em que uma é beneficiada e a outra não é beneficiada, mas também não é prejudicada.
Predatismo: relação desarmônica, entre espécies diferentes, um indivíduo(predador) se alimenta de outro indivíduo de outra espécie(presa) ocasionando sua morte.
Parasitismo: relação desarmônica, em que um indivíduo(parasita) retira de outro nutrientes para a sua sobrevivência, podendo até levar a morte de outro indivíduo.
Mutualismo: relação harmônica, entre indivíduos de espécies diferentes, em que ambos são beneficiados.
O mutualismo é uma relação harmônica interespecífica em que duas espécies se associam e se beneficiam dessa interação, que às vezes pode ser de dependência ou não. O mutualismo se diferencia da protocooperação pelo fato de que a sobrevivência das espécies envolvidas no mutualismo depende da interação entre ambas.
Os líquens são constituídos por algas clorofiladas e fungos que vivem em estreita associação, sendo que as algas, por meio da fotossíntese, sintetizam matéria orgânica que o fungo utiliza como alimento. Por sua vez, o fungo consegue reter umidade e nutrientes que a alga utiliza, além de conferir proteção à alga. Esse mutualismo entre a alga e o fungo permite que os líquens sobrevivam em ambientes em que nem a alga e nem o fungo conseguiriam sobreviver sozinhos.
Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/mutualismo.htm.