SóProvas


ID
229507
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A respeito de características dos sistemas operacionais Windows e Linux, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • No diretório Meus Documentos, existem pastas que muitos não usam, como Minhas Músicas e Minhas Figuras. Se você apagá-las, o Windows as recria. Para eliminar definitivamente esses diretórios, vá em Iniciar / Executar e digite regsvr32 /u mydocs.dll. Para fazer com que essas pastas apareçam novamente, em Executar, digite o comando regsvr32 mydocs.dll e reinicie o computador.

  • Os tipos de arquivos existentes num sistema GNU/Linux são os seguintes:
    • Arquivo regular: tipo comum que contém dados somente. Os arquivos regulares podem ser de áudio, vídeo, imagem, texto etc. Dividem-se duas categorias principais:

    Binários: arquivos binários são compostos por bits 1 e 0 e só podem ser interpretados pelo sistema operacional, sendo incompreensíveis por nós humanos. Se um arquivo binário for aberto por um editor de textos, serão exibidos vários símbolos estranhos. Programas e bibliotecas são exemplos de arquivos binários;
    Texto: arquivos do tipo texto são compostos por informações em forma de texto, que podem ser entendidas pelo usuário comum. Arquivos desse tipo não necessariamente contém texto propriamente dito. Quando se diz que um arquivo é do tipo texto estamos querendo dizer que, se o abrirmos num editor de texto, serão exibidos informações legíveis (ainda que possam não fazer muito sentido).
     

    • Diretórios;
    • Dispositivos: todo componente de hardware instalável é chamado dispositivo. Os dispositivos podem ser:
    • Links: os links são arquivos utilizados para fazer referência a um outro arquivo localizado em outro local. Em outras palavras, são atalhos. Os links podem ser de 2 (dois) tipos: Simbólicos: fazem uma referência ao arquivo através de seu endereço lógico no disco ou memória. São os links mais comuns; Absolutos: fazem referência ao arquivo através do seu endereço físico no disco rígido ou memória.
       
    • FIFO: canal de comunicação, utilizado para direcionar os dados produzidos por um processos para um outro processo.
    Fonte: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Fundamentos-do-sistema-Linux-arquivos-e-diretorios/?pagina=2
  • Complementando os comentários da Rita:

    O comando ln é utilizado para criar links para arquivos ou diretórios. Por sua vez, os links são pseudo-arquivos que apontam para arquivos reais.
    No UNIX, existem basicamente dois tipos de links: os hard links e os links simbólicos.
    Os links simbólicos são criados com a opção -s do comando ln.
    Um hard link é uma cópia de uma entrada do sistema de arquivos. As duas entradas contém nomes diferentes, mas apontam para o mesmo inode, de modo que o conteúdo e as permissões sejam compartilhados. Embora os hard links não ocupem espaço útil no sistema de arquivos, eles possuem duas limitações básicas. A primeira é que o hard link e o arquivo associado precisam estar no mesmo sistema de arquivos, e a segunda é que os hard links não podem apontar para diretórios.
    Os links simbólicos são pequenos arquivos que apontam para outros arquivos, que podem estar localizados em qualquer lugar, inclusive em sistemas de arquivos remotos. Ao contrário dos hard links, os links simbólicos ocupam espaço, embora pequeno, no sistema de arquivos e podem apontar para diretórios. As permissões do arquivo real são herdadas pelos links simbólicos e, caso o arquivo ou diretório real seja apagado, o link simbólico torna-se um dead link, pelo fato de apontar para um arquivo ou diretório que não existe mais no sistema de arquivos.