-
A resposta correta é letra A (GEOPROCESSAMENTO).
MAS porquê é geoprocessamento e não SIG??
GEOPROCESSAMENTO E SIG:
Geoprocessamento é uma área do conhecimento, onde diversos tipos de informações geográficas são processadas por meio de técnicas matemáticas e computacionais. O Sistema de Informação Geográfica (SIG) é uma ferramenta do geoprocessamento, através da qual são geradas informações por meio da análise e integração de dados geográficos. Tais dados permitem a criação de diferentes mapas temáticos, onde vários tipos de informações podem ser sobrepostas e interpretadas. Assim é possível gerar novos mapas contendo informações complexas sobre a área em estudo, facilitando as tomadas de decisão.
Num SIG, costuma-se utilizar imagens de satélite e/ou fotos aéreas. Estas podem ser analisadas isoladamente, ou temporalmente, estação por estação, ano após ano. Dentro desse contexto, análises temporais podem ser bastante úteis quando se deseja avaliar a evolução de uma área. Além disso, com as imagens de satélite, é possível gerar informações sem a necessidade de trabalhos de campo excessivos. Através de diversos tipos de algoritmos de classificação, podemos realizar análises prévias da área para a definição e planejamento do uso e ocupação da terra.
Por que pensar em geoprocessamento e SIG?
A espacialização das informações contidas em um SIG auxilia muito as tomadas de decisão, pela visão dos diferentes componentes do ambiente de forma geral e integrada. Estas ferramentas são muito úteis na gestão ambiental e na gestão do uso e ocupação da terra, sendo usualmente aplicadas em projetos nas áreas de agricultura, mineração, planejamento ambiental e urbanismo. Numa fazenda, por exemplo, podemos analisar um conjunto de dados sobre sua declividade, hidrografia, vegetação e tipo de solo, gerando um mapa temático de aptidão para irrigação. Ou ainda, podemos definir as áreas de preservação permanente e de reserva legal que devem ser reflorestadas, que se fazem necessárias para a regularização da propriedade.
A agricultura de precisão envolve a definição precisa das áreas críticas, possibilitanto uma grande economia de recursos. É possível mapearmos manchas de deficiência hídrica, deficiência nutricional, focos de pragas, altas e baixas produtividade e, através do SIG, definir as áreas prioritárias para manejo. A Brasil Diverso possui todo o know-how e tecnologia necessários para incrementar o desempenho ambiental, o sucesso produtivo e econômico de sua propriedade.
Fonte: http://www.brasildiverso.com.br/geoprocess_sig.php
-
Olha... eu acho que esta questão não foi bem elaborada, pra mim a resposta é SIG. Alguém tem opinião sobre isso???
-
Questão mal formulada.
Sistema de Informação Geográfica (SIG, ou GIS, em inglês) > Geoprocessamento.
-
O "pulo do gato" nesta questão é perceber que ela pede "a tecnologia", ou seja, não é o SIG, mas um componente do SIG, que no caso é o Geoprocessamento.
O Geoprocessamento é a técnica de coleta e processamento de dados espaciais. Esse processo envolve informações coletadas tanto pelo Sensoriamento Remoto quanto pelo GPS.
O Sensoriamento Remoto é um conjunto de técnicas utilizado para a captação de imagens por meio de sensores de satélites (é um sensor ATIVO), acoplados de equipamentos fotográficos e scanners. É uma técnica que permite obter informações de um determinado objeto sem entrar em contato físico com ele. A técnica que utiliza sensores para captação e registro a distância, sem contato direto, da energia refletida ou absorvida pela superfície terrestre.
O Sistema de Informações Geográficas – SIG é um conjunto de sistemas de softwares e hardwares capazes de produzir, armazenar, processar, analisar e representar inúmeras informações sobre o espaço geográfico, tendo como produto final mapas temáticos, imagens de satélites, cartas topográficas, gráficos e tabelas. Esses produtos são importantes para a análise de evoluções espaciais e temporais de um fenômeno geográfico e as inter-relações entre diferentes fenômenos espaciais. Exemplos de SIG são: Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e o GPS
-
A questão transcreve a definição de TEIXEIRA et al. (1997), veja:
Conforme TEIXEIRA et al. (1997), geoprocessamento é a tecnologia que abrange o conjunto de procedimentos de entrada, manipulação, armazenamento e análise de dados espacialmente referenciados.
TEIXEIRA, A. L. de A.; MORETI, E.; CHRISTOFOLETTI, A. Introdução aos sistemas de informações geográficas. Rio Claro : Do Autor, 1997. 80p.