SóProvas


ID
2296966
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para a prevenção da tuberculose é utilizada a vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérim), a qual está incluída no calendário básico de vacinação e disponível na rede de atenção à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) (BRASIL, 2014). Em relação à vacina BCG é possível afirmar:

I. A vacina está contraindicada para as crianças infectadas pelo HIV que apresentem sinais clínicos da doença ou de imunossupressão ao nascimento.

II. Podem ser vacinados com BCG recém-nascidos com peso menor do que dois quilos.

III. É administrada uma dose ao nascimento e 2 doses de reforço, aos 12 meses e aos 10 anos.

IV. O Ministério da Saúde (MS) orienta a vacinação de crianças que não apresentem cicatriz vacinal, mesmo que possuam história positiva de vacinação com BCG.

V. A reatividade cutânea produzida pela BCG, quando aplicada por via intradérmica, tem evolução distinta quando se compara a primo-vacinação com a revacinação.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • I- Correta. Contraindicação absoluta: crianças HIV SINTOMÁTICAS

    II- Contraindicações relativas: peso <2kg (devido à escassez de tecido subcutâneo); pacientes com afecções dermatológicas

    III- Dose única. Administrada o mais precocemente possível preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento. Na rotina, a vacina pode ser administrada em crianças de até 4a 11m e 29d.

    IV- Correta. Para crianças que foram vacinadas com a vacina BCG e que não apresentem cicatriz vacinal após 6 meses, revacine-as apenas uma vez, mesmo que não apresentem cicatriz novamente. 

    V- Correta

    FONTE: Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação. 2014. 

     

  • Questão mal elaborada! A revacinação não é indicada, salvo em caso de contato de Hanseniase. Contudo, questão de fácil resolução.

  • Não foi mal elaborada. Em 2016 era esse o protocolo, que posteriormente foi atualizado.