-
II. Poder de barganha dos fornecedores: A Web aumenta significativamente o acesso de um comprador às informações sobre produtos e fornecedores, aumentando o poder de barganha do fornecedor. O Poder de barganha dos fornecedores acontece quando os fatores faroverem os fornecedores: poucos fornecedores, altos custos para mudar de fornecedor, etc. Ele descreveu o poder de barganha dos clientes.
As 5 forças são:
Rivalidade entre concorrentes - Esta força é considerada como a mais significativa das cinco forças (Serra, Torres & Torres, 2004). Nesta dimensão, deve-se considerar a atividade e agressividade dos concorrentes diretos. Aqueles que vendem um mesmo produto num mesmo mercado que a organização em questão.
Barreiras à entrada de concorrentes - Além de ser necessário observar as atividades das empresas concorrentes, a ameaça da entrada de novos participantes depende das barreiras existentes contra sua entrada, além do poder de reação das organizações já constituídas.(Serra, Torres & Torres, 2004). Estas barreiras são os fatores que atrapalham o aparecimento de novas empresas para concorrerem em determinado setor. Algumas das principais barreiras são: Economia de Escala; Capital Necessário; Acesso aos canais de distribuição.
Poder de barganha dos compradores - Pode ser traduzido como a capacidade de barganha dos clientes para com as empresas do setor. Esta força competitiva tem a ver com o poder de decisão dos compradores sobre os atributos do produto, principalmente quanto a preço e qualidade. Assim, os compradores têm poderes quando: As compras do setor são de grande volume; Os produtos a serem comprados são padronizados, e sem grande diferenciação; As margens de lucro do setor são estreitas; A opção de o próprio comprador fabricar o produto é financeiramente viável. Estas são apenas algumas características a serem observadas quando se analisa esta força.
Poder de barganha dos fornecedores - Já os fornecedores têm poder de barganha quando: O setor é dominado por poucas empresas fornecedoras; Os produtos são exclusivos, diferenciados, e o custo para trocar de fornecedor é muito alto; O setor de negócios em questão não tem representatividade no faturamento deste fornecedor. Neste caso cabe a organização identificar a atual relação da empresa com seus principais fornecedores.
Ameaça de Produtos ou bens substitutos - São aqueles que não são os mesmos produtos que o seu, mas atendem à mesma necessidade. É prudente avaliar este tipo de produto. Geralmente surgem em mercados situados nos extremos e após certo tempo este se estabiliza em toda a região.
fonte: https://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/as-cinco-forcas-de-porter/57341/
-
Acompanhem comigo: a internet aumenta o acesso a informações de fornecedores, o que pode aumentar a demanda sobre um fornecedor com quem a minha empresa, por exemplo, tem contrato. Se meu fornecedor começa a ser mais demandado, ele passa a ter mais poder de barganha sobre mim.
Raciocínio muito complicado?
-
Vamos analisar cada uma das afirmações:
I. Correto. A internet reduz as barreiras de entrada do mercado (necessidade de capital inicial, maior acesso aos canais de distribuição) e, por consequência, aumenta a ameaça de novos concorrentes.
II. Errado. A disponibilidades de informações ao comprador afeta o poder de barganha do cliente e não do fornecedor.
III. Correto. Perfeito o enunciado. Hoje é muito mais fácil para as empresas acompanharem as ações dos concorrentes o que fomenta o acirramento do mercado.
Gabarito: A
-
Gabarito: A
I. Correta. A internet reduz as barreiras de entrada do mercado (necessidade de capital inicial, maior acesso aos
canais de distribuição) e, por consequência, aumenta a ameaça de novos concorrentes.
II. Errada. A disponibilidades de informações ao comprador afeta o poder de barganha do cliente e não do fornecedor.
III. Correta. Perfeito o enunciado. Hoje é muito mais fácil para as empresas acompanharem as ações dos
concorrentes o que fomenta o acirramento do mercado.