-
A letra A está errada, porque a nuvem é acessada apenas pelos usuários cadastrados. A letra D fala sobre plataformas, os sistemas operacionais da nuvem, mas listam opções de infraestrutura (IaaS). A letra E está errada na sigla PaaS, que é Plataforma, e não processamento.
Gabarito do Professor: Letra B.
-
“Computação em nuvem é um modelo para permitir acesso ubíquo, conveniente e sob demanda via rede a um agrupamento compartilhado e configurável de ... e serviços), que pode ser rapidamente fornecido e liberado com esforços mínimos de gerenciamento ou interação com o provedor de serviços.
O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet - daí a alusão à nuvem. O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas.
http://www.infowester.com/cloudcomputing.php
-
A) Nuvem Comunitária: é dividida entre várias empresas para propagar interesses em comum. localiza-se internamente na própria ou é administrada por uma empresa de fora do grupo. Ex: Nuvem para guardar assuntos de interesse da segurança policial (PM, PC, PF, PRF, CBM).
C) Os modelos são:
Nuvem Privada: a infraestrutura de nuvem trabalha inteiramente para uma organização. Pode ser gerenciada por esta ou por um terceiro, assim como estar localizada interna ou externamente.
Nuvem Comunitária: a infraestrutura de nuvem é dividida entre várias organizações e tem um conselho para tratar as preocupações comuns, como missão, segurança e políticas. Pode ser gerenciada por esta ou por um terceiro, assim como estar localizada internamente ou externamente às organizações.
Nuvem Pública: a infraestrutura de nuvem está disponível para o público em geral ou um grupo específico e é de propriedade de uma organização que vende serviços de nuvem.
Nuvem Híbrida: a infraestrutura de nuvem é uma composição de mais de um modelo de nuvem que funcionam como entidades separadas, mas usam tecnologias padrões que possibilitam a portabilidade de dados ou aplicações.
https://www.serpro.gov.br/inovacao/computacao-em-nuvem
D) a plataforma Eucalyptus, plataforma Nimbus, plataforma OpenNebula são plataformas para criação de nuvens privadas. Já a plataforma OpenStack serve para construção de nuvens públicas ou privadas.
E) PaaS: (Plataform) usado em computação nas nuvens como serviço de um banco de dados e disponibiliza a plataforma com todo o sistema de infraestrutura, armazenamento, comunicação, etc. (por exemplo: Windows Azure).
IaaS: (Infrastructure) Infraestrutura uso de computação nas nuvens do serviço de um HD virtual (exemplo: Amazon EC2, GoGrid e Mosso)
CaaS: (Communication) uso de computação nas nuvens do serviço de uma solução de comunicação unificada hospedada em data center do provedor (por exemplo: microsoft Lync).
DBaaS: (Data Base) quando utiliza a parte de servidores de banco de dados como serviço.
SaaS: (Software) uso de computação nas nuvens do serviço de um software (por exemplo: Onedrive, GoogleDocs, Dropbox).
Alternativa B
-
Complementando...
SECaaS: Security as a Service: Segurança como Serviço, é um modelo baseado no SaaS, porém especializado em serviços de segurança de informações, beneficiando organizações através do custo reduzido, facilidade de gerenciamento e atualizações contínuas de anti-virus.
AaaS (Analytics as a Service): ou análise de dados como serviço e também chamada de Big Data as a Service (BDaaS). Solução surgiu com o crescimento exponencial do volume de dados no mercado, gerado principalmente pelo uso dos dispositivos móveis, redes sociais e IoT. Sua proposta é fornecer ferramentas para separar o joio do trigo. Ou seja, analisar os dados de forma inteligente, lapidando os que realmente são valiosos para os negócios.
BaaS (Back-end como um Serviço): Termo também conhecido por MBaaS (Mobile Backend as a Service) refere-se à conexão entre aplicações móveis e serviços em Cloud Computing.
CaaS (Communication as a Service): Permite às empresas utilizar VoIP (voz sobre rede com protocolo de Internet), mensagens instantâneas, videoconferência e colaboração, entre outros serviços oferecidos por um provedor de serviços.
DaaS (Data Center as a Service): Plataforma completa de serviço oferecida com todas as soluções de um Data Center.
DaaS (Desktop as a Service): Sigla igual a dos serviços de Data Center criada para oferecer VDI (virtual desktop infrastructure). Essa oferta tem a missão de oferecer serviços de computadores pessoais no mesmo modelo praticado atualmente para o fornecimento de servidores virtuais. O DaaS possibilita que usuários corporativos conectem-se com um navegador a um sistema remoto em execução à sua área de trabalho.
DRaaS (Disaster Recovery as a Service): Oferta é voltada para segurança da informação, mas com características diferentes do backup online. O serviço oferece um site espelhado do Data Center principal da empresa com todas as aplicações de negócios. É uma solução para ser acionada em caso de desastres, incidentes como alagamento, incêndio, desmoronamento, ato terrorista ou qualquer ocorrência que interrompa o funcionamento da rede corporativa.
MaaS (Monitoring as a Service): Fornece aos clientes a funcionalidade de monitoramento para infraestrutura e aplicativos hospedados na Nuvem. Essa plataforma pode ajudar a monitorar continuamente aplicativos, sistemas e infraestrutura de suporte, reduzindo custos.
STaaS (Storage as a Service):. É a solução de Cloud Computing ideal para que as organizações aumentem a capacidade de gerenciar dados com redução de custos e mais eficácia. A proposta do STaaS é entregar uma solução em Nuvem para armazenamento de dados que ofereça ganhos em comparação com a infraestrutura tradicional mantida pelos Data Centers internos das companhias
XaaS: (anything as a service): Tudo como Serviço. É um serviço que oferece em um mesmo local outros serviços de nuvem, que podem ser combinados.
https://cloud21.com.br/computacao-em-nuvem/siglas-da-nuvem/
http://www.ic.unicamp.br/~reltech/PFG/2017/PFG-17-14.pdf
-
Ambiente de nuvem híbrido (Hybrid Cloud) é a combinação do ambiente público – Amazon, Google, Azure, etc. – com o ambiente privado, que normalmente é configurado e desenvolvido sob demanda em um data center. Os ambientes públicos e privados funcionam de maneira independentes e conectam entre si quando necessários. Dessa maneira, os dados que necessitam de segurança ou maior privacidade ficam hospedados no ambiente privado enquanto os dados e os sistemas que precisam ter parte de seus dados expostos, como é o caso de um aplicativo móvel, por exemplo, podem utilizar o ambiente de nuvem público.O benefício mais óbvio para se usar um ambiente híbrido é a parte da segurança dos dados, pois a empresa não necessita expor todos os seus sistemas ou dados para acesso público. Outras questões importantes seriam a performance e a disponibilidade. Utilizando parte do seu ambiente em nuvem em uma infraestrutura privada, as conexões não precisam passar pelo ambiente da internet, passando apenas pelo ambiente interno, o que deixa a conectividade muito mais rápida para transações que necessitem de mais segurança e performance, logicamente, junto ao poder de processamento de um data center privado.
-
ATENÇÃO:
Modelo de Serviço → SaaS, IaaS, PaaS, HaaS, BDaaS...
Modelo de Implantação → Nuvem Híbrida, Nuvem Pública, Nuvem Privada e etc.
-
b-
Cloud computing is the delivery of computing services over the internet by using a pay-as-you-go pricing model. You typically pay only for the cloud services you use, which helps you:
Lower your operating costs.
Run your infrastructure more efficiently.
Scale as your business needs change.
To put it another way, cloud computing is a way to rent compute power and storage from someone else's datacenter. You can treat cloud resources like you would resources in your own datacenter. When you're done using them, you give them back. You're billed only for what you use.
Instead of maintaining CPUs and storage in your datacenter, you rent them for the time that you need them. The cloud provider takes care of maintaining the underlying infrastructure for you. The cloud enables you to quickly solve your toughest business challenges, and bring cutting-edge solutions to your users.
https://docs.microsoft.com/en-us/learn/modules/intro-to-azure-fundamentals/what-is-cloud-computing