SóProvas


ID
2298190
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No contexto atual, o atendimento ao paciente com transtornos mentais exige do enfermeiro a promoção do “cuidar”. Nesse sentido, é papel do enfermeiro:

Alternativas
Comentários
  • O enfermeiro tem seu papel assim como os demais membros da equipe de saúde mental e devem trabalhar juntos para encontrar a melhor solução para o atendimento do paciente, portanto a letra A está errada.

    Para controlar o paciente em agitação psicomotora deve-se adotar o manejo atitudinal (como evitar movimentos bruscos) e o manejo verbal (como evitar elevar o tom de voz).

    O relacionamento terapêutico pode ser estabelecido com o uso de técnicas de comunicação terapêutica como ouvir reflexivamente, observação atenta a interpretação das mensagens verbal e não verbal, entre outros. Para que uma comunicação terapêutica ocorra o profissional deve ser direto, honesto, calmo, não ameaçador e transmitir aos pacientes a ideia de que está no controle da situação, agir de forma decisiva para protegê-los de dano a si mesmo ou a terceiros, utilizando-se da empatia para planejamento e avaliação da intervenção.

    O enfermeiro pode estimular o paciente a tomar suas próprias decisões, fazê-lo perceber que ele tem suas capacidades, limites e potenciais a serem explorados. Outra ação importante é ajuda-lo a perceber a realidade em que está vivendo. As necessidades emocionais e físicas precisam ser identificadas.

    A contenção física no portador de distúrbios mentais deve ser utilizada como ultimo recurso para casos específicos e por tempo limitado.

    Gabarito do Professor: Letra C


    Bibliografia

    https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4174968/mod_resource/content/3/Nova%20pasta/APOSTILA%20URGENCIAS%20PSIQUI%C3%81TRICAS%202016.pdf

    www.cofen.gov.br

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde mental / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013.


  • QUESTÃO :

    Atendimento ao paciente com transtornos mentais exige do enfermeiro promover o “cuidar”

    (biopsicossocial) .

    Papel do enfermeiro :

    GABARITO C ) :

    Estabelecer o relacionamento terapêutico ( TERAPIA : TRATAR DETERMINADA DOENÇA ) , que se baseia na observação atenta, no ouvir reflexivamente e na interpretação da linguagem verbal e não verbal .