SóProvas


ID
229840
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No tocante aos roteadores, a diferença básica entre os roteadores estáticos e roteadores dinâmicos é devida ao fato de os estáticos:

Alternativas
Comentários
  • A diferença básica entre os roteadores estáticos e roteadores dinâmicos é devida ao fato de os estáticos escolherem o melhor caminho para o pacote, sem considerar a possibilidade de congestionamento, enquanto os dinâmicos verificam se há congestionamento e escolhem o caminho mais rápido.
    Os roteadores encaminham os pacotes baseando-se nas informações contidas na tabela de roteamento. O problema de configurar rotas estaticas é que, toda vez que houver alteração na rede que possa vir a afetar essa rota, o administrador deve refazer a configuração manualmente. Já a obtenção de rotas dinamicamente é diferente. Depois que o administrador fizer a configuração através de comandos para iniciar o roteamento dinâmico, o conhecimento das rotas será automaticamente atualizado sempre que novas informações forem recebidas através da rede. Essa atualização é feita com a troca de informações entre roteadores vizinhos em uma rede.
  • Em algortimos de roteamento estáticos, as rotas mudam muito lentamente ao longo do tempo, muitas vezes como resultado de intervenção humana (por exemplo, uma pessoa editando manualmente a tabela de repasse do roteador).
    Algoritmos de roteamento dinâmicos mudam os caminhos de roteamento à medida que mudam as cargas de tráfego ou topologia da rede. Um algortimo pode ser rodado periodicamente ou como reação direta à mudanças de topologia ou de custo dos enlaces. Ao mesmo tempo que são mais sensíveis à mudanças na rede, algoritmos dinâmicos também são mais suscetíveis a problemas como loops de roteamento e oscilação em rotas.
    KUROSE, Redes de Computadores e a Internet, 5ª edição, página 272