SóProvas


ID
2298988
Banca
IBADE
Órgão
Câmara de Santa Maria Madalena - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um exame de seleção para uma vaga de estágio foi composto por 10 questões de múltipla escolha, todas com 5 alternativas distintas para a possível resposta, na qual, para cada questão, admitia-se um gabarito único, ou seja, uma única alternativa correta. Para cumprir as condições impostas pelo manual do candidato, aquele que marcasse para uma única questão duas ou mais alternativas ou deixasse as cinco opções sem marcação, seria desclassificado do exame de seleção por critério de marcação, sem direito a recursos. Ao efetuar a leitura óptica dos cartões-resposta dos candidatos, notou-se que dois deles, A e B, marcaram a mesma opção de resposta nas 10 questões propostas, errando todas. Neste caso, se ambos marcaram aleatoriamente os seus cartões-resposta, por não conseguirem resolver nenhum a das 10 questões e não foram desclassificados pelo critério de marcação, calcule a probabilidade de ocorrência desta incrível coincidência, entre as respostas dos candidatos A e B nas 10 questões, sabendo-se que não houve nenhuma comunicação entre eles.

Alternativas
Comentários
  • O primeiro tem que errar todas as 10 questões: ou seja 80% de chance de errar em cada questão

    80% = 4/5 que em 10 tentativas vira 4/5 elevado a décima potência.

    O segundo tem que marcar igual o primeiro nas 10 questões: ou seja 20% de chance de marcar igual em cada questão

    20% = 1/5 que em 10 tentativas vira 1/5 elevado a décima potêcnia.

    Por fim, multiplicar um pelo o outro = 4/5 * 1/5 = 4/25 elevado a décima potência.

  • Continuo não entendendo

  • https://www.youtube.com/watch?v=ZFEyR2s_0Hs

  • Pessoal, o que eu sempre faço é analisar todas as alternativas sempre, eliminando as mais absurdas. Lendo o enunciado ele fala de dois candidatos que erraram todas as questões e que responderam aleatoriamente todas as questões, marcando todas as alternativas do gabarito iguas e sem ao menos se falarem. Isso é preticamente impossível, não é mesmo? Agora observe as alternativas C e D. A letra C tem como resultado da multiplicação um número maior que um, e a letra D resulta em 40% de chances. Resultados absurdos. A resolução da questão segue muito bem explicada pelo Edenilson.

  • Temos 5 alternativas em cada questão, assim a probabilidade de o candidato A errar equivale a 4/5. Igualmente, é válido para o candidato B errar, ou seja, a probabilidade de B errar equivale a 4/5. Portanto, a probabilidade de eles errar uma questão, por ser eventos simultâneos, corresponde ao produto das probabilidades, isto é, (4/5) x (4/5) = 16/25. Entre as quatros alternativas erradas, a probabilidade de eles marcarem a mesma alternativa corresponde a 1/4 da probabilidade de os dois terem errado, ou seja, (1/4) x (16/25) = 4/25. Deste modo, a probabilidade de os dois terem errado a mesma alternativa de uma única questão vale 4/25. Assim, a probabilidade de eles terem errado as 10 alternativas, marcando as mesmas alternativas, equivale ao produto das probabilidades de terem errado a mesma alternativa de cada questão, ou seja: (4/25) x (4/25) x (4/25) x (4/25) x (4/25) x (4/25) x (4/25) x (4/25) x
    (4/25) x (4/25) = (4/25)10
    Resposta: E
    Prof. Arthur Lima, Prof. Hugo Lima
    www.estrategiaconcursos.com.br

  • Candidato A errar a 1° = 4/5 , mas como são 10 questoes , logo 4/5 elevado a decima potencia.

    Para o candidato B marcar a mesma alternativa do Candidato a em cada questão ele tem 1/5.logo, 1/5 elevado a décima potencia.

    A questão pede probabilidade de A e B. pela regra do E vc multiplica.

    obs,... expoentes iguais vc conserva e trabalha as bases.

    logo : ( 4/5 x 1/5 ) elevado a décima potencia = 4 /25 elevado a décima potencia.

    GABARITO E