Overlay: Os programas eram maiores do que a memória RAM disponível no computador. Devido ao problema de escassez de memória RAM, os programas eram construídos de forma que pudessem ser carregados em módulos/camadas. Assim, para que um determinado módulo do programa estivesse na memória RAM outro era retirado.
Best-fit: é um algoritmo de escolha do espaço de memória ao qual um programa será alocado. Ele varre toda a tabela de mapeamento e escolhe o menor espaço livre de memória que caiba o programa. Dos algoritmos disponíveis, esse acaba tendo o maior desperdício, pois, ao tentar escolher o menor segmento possível, acaba deixando pequenos espaços livres impossíveis de serem aproveitados por outros programas.
Thrashing: ocorre quando existem muitos processos competindo por memória RAM e pouco espaço livre. Devido a muitos pages fault (a página não é encontrada na memória RAM), ocorre um excesso de troca de página entre a memória RAM e o Disco Rígido. Isso degrada em muito o desempenho do processo.
Paginação: técnica de gerenciamento de memória. O espaço real e virtual são divididos em blocos de MESMO tamanho. As unidades de endereçamento virtual são chamadas de páginas e as unidades de endereçamento física de molduras de página.