SóProvas


ID
2300401
Banca
IDECAN
Órgão
INMETRO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

“Relaciona‐se melhor utilização dos recursos para atender ao interesse público. Pode ser definido(a) como a coerência dos meios em relação com os fins visados, e se traduz no emprego de meios para obtenção de um máximo de resultados positivos para o serviço público e satisfatório no atendimento das necessidades da comunidade e seus membros. Trata‐se do(a) ____________ na Administração Pública.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito "D"

     

    Eficiência

    A eficiência se refere a produzir corretamente, utilizando os recursos disponíveis da melhor forma possível e sem gastar muito. Dessa forma, é possível diminuir os custos, o tempo, as perdas e os desperdícios.

    A eficiência está diretamente ligada à racionalidade e à produtividade. Nesse sentido, uma equipe eficiente é aquela que produz algo útil e que se adequa ao mercado, mas sua produção não demanda muito tempo e recursos.

     

    Eficácia

    O conceito de eficácia diz respeito à capacidade de fazer o que deve ser feito, cumprir metas, alcançar objetivos, ter foco, concentrar energia na realização de algo, obedecer prazos e entregar resultados.

    Em outras palavras, a eficiência está relacionada à maneira como a atividade é realizada, enquanto a eficácia tem relação com as tomadas de decisão e o resultado alcançado, independentemente dos custos e do tempo que isso acarreta. Uma equipe eficaz é aquela que além de realizar seus processos de maneira correta, mas também foca nos resultados e explora todo o potencial disponível.

     

    Efetividade

    Agora falta a efetividade! O termo consiste em fazer o que tem que ser feito, atingindo os objetivos traçados e utilizando os recursos da melhor forma possível. Portanto, este é um conceito que se refere à capacidade de ser eficiente e eficaz ao mesmo tempo. 

  • "A eficiência consiste em fazer certo as coisas: geralmente está ligada ao nível operacional, como realizar as operações com menos recursos – menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, etc…"

    "Já a eficácia consiste em fazer as coisas certas: geralmente está relacionada ao nível gerencial".

  • Gosto de por em números, espero que ajude alguém:

    Eficiência = Resultados/Recursos = Output/Input = Sai/Entra. Ou seja, maximizar a produção, minimizando os recursos utilizados.

    Eficácia = 0 a 1. Não cumpriu o objetivo proposto (0) ou cumpriu parcialmente (meio termo) ou cumpriu totalmente. (1)

    Efetividade = 0 ad infinitum. Não teve efeito nenhum, estrategicamente falando (0), ou surtiu o efeito desejado (1,2,3000,depende do quanto surtiu o efeito).

    Ex.: Vacinas

    O governo pode ser eficiente se usar o mínimo de vacina (input) para o máximo de crianças vacinadas (output). Como? Lidando com os estoques para evitar desperdícios, prevendo corretamente o número de crianças, administrando prazos de validade, etc. Tudo para minimizar o input e maximizar o output.

    O governo pode ser eficaz se cumprir a meta proposta. Se em determinado município a meta era de 300 crianças e foram vacinadas 400, o governo foi eficaz. Se foram vacinadas 150, ele foi ineficaz. Se foram 250, tá ali no meio termo. Ele pode ter sido eficiente mas não eficaz em administrar as vacinas, se as vacinas foram insuficientes para a demanda.

    O governo pode ainda ser efetivo se as vacinas tiveram um impacto benéfico no número de crianças com poliomielite, por exemplo. O governo pode ter sido ineficiente, ineficaz mas efetivo, se administrar mal os recursos, não cumprir suas metas mas ainda assim causar um impacto significativo no número de casos de poliomielite. Da mesma forma, ele pode ter sido eficiente, eficaz mas inefetivo, se ele cuidar bem da relação input/output, cumprir sua meta de vacinações mas os casos de pólio não diminuírem como previsto, em virtude de dosagens errôneas.

    Bons estudos.

  • Falou em "melhor utilização dos recursos" lembra de eficiência uns dos princípios do art. 37 da CF.

    gab. D