SóProvas


ID
2300422
Banca
Quadrix
Órgão
CRBio-6ª Região
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Os procedimentos administrativos adotados por uma entidade pública buscam orientar a conduta a ser observada por todos para a execução das funções que estão atribuídas a cada um, quer no relacionamento entre os membros que compõem essa entidade, quer no relacionamento da entidade para com terceiros. Observe os cincos princípios a seguir.
I. Princípio da Igualdade - não deve haver distinção por motivo de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, formação escolar, situação econômica ou condição social.
II. Princípio da Legalidade - uma entidade pública deve obedecer à lei e ao direito.
III. Princípio da Justiça - uma entidade pública deve atuar de forma ajustada à natureza e às circunstâncias de cada caso ou situação.
IV. Princípio da Imparcialidade - uma entidade pública deve ser isenta, não se deixando influenciar por razões subjetivas ou pessoais.
V. Princípio da Colaboração da Administração com Particulares - uma entidade pública deve colaborar estreitamente com os particulares, prestando-lhes, em especial, as informações e os esclarecimentos de que necessitem.
Aponte, nas opções a seguir, que exceção pode ser admitida.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

     

    Trata-se da igualdade material, também chamada de igualdade substancial ou aristotélica. Aproximadamente no ano 300 antes de Cristo, o filósofo Aristóteles proferiu a seguinte frase: “Devemos tratar os iguais igualmente e os desiguais desigualmente, na medida de suas desigualdades”.

     

    Fonte:http://portalconcursopublico.com.br/igualdade-formal-igualdade-material/

  • O comando da questão é um pouco confuso, mas lendo com atenção dá para entender bem. “Devemos tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida de sua desigualdade.”
     

  • A questão é confusa! Fui direto para as alernativas..

  • Meio confuso, MAS gabaritado!!!!-
  • Marquei a alternativa A, mas acredito que a alternativa E esteja correta também.. 

    O que acham?

  • Tratar os iguais de forma igual e os desiguais na medida da sua desigualdade. Portanto, gabarito "A)".

  • Creio que o erro da letra E, seja "o ente público" estar acima do privado. Quem está acima do privado é a administração pública.

  • Creio que o erro da letra E, seja "o ente público" estar acima do privado. Quem está acima do privado é a administração pública.

  • Acerca da A: Material Substancial que permite tratar os desiguais de forma desigual. Exemplo: ações afirmativas, cotas, atendimento preferencial, aposentadoria da mulher...

    Logo, há tratamentos diferenciais que não fere o princípio da Impessoalidade, Isonomia.

  • Existem ações afirmativas, que cada pessoa, segundo sua necessidade, merece um tratamento diferenciado para que se chegue ao patamar de equidade. É só pensar num cego, que pode andar com um cão-guia até mesmo dentro de um recinto onde não é permitida a circulação de animais.

    Gab.: A