SóProvas


ID
2301277
Banca
IDECAN
Órgão
INCA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia

“Em 2011, a Câmara Técnica de Medicamentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (CATEME/ANVISA) decidiu cancelar os registros de medicamentos que contivessem a sibutramina (inibidor de apetite), sob o argumento de que a droga ‘apresenta relação benefício/risco desfavorável para a sua utilização clínica como adjuvante no tratamento da obesidade’ (ANVISA, 2011).”

(Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Nota técnica sobre eficácia e segurança dos medicamentos inibidores de apetite. Brasília – DF, 2011/ 83 p.)

Essa decisão foi essencialmente baseada em que tipo de estudo científico?

Alternativas
Comentários
  • Essa questão não é de Administração Geral. O Assunto em questão é relacionado a planejamento e gestão estratégica em saúde. Pode estar até ligada a Administração Hospitalar, mas Administração Geral? nunca. Procura esse assunto no livro do Chiavenato.

  • Vamos a uma análise dos itens:

    Os caso-controle e estudo de coortes sao observações da fase 3 do desenvolvimento clínico, pré-comercialização. Logo, são ferramentas importantes para estudar as influências do uso binômio fármaco/reações adversas, por meios de estudos aleatórios, duplo-cegos.

    O gabarito é B, vamos à definição:

    A terminologia utilizada para descrever uma revisão sistemática ou meta-análise mudou com o tempo. Uma das razões para mudar o nome de QUORUM para PRISMA foi o desejo de abranger tanto as revisões sistemáticas quanto as meta-análises. Foram adotadas as definições usadas pela Colaboração Cochrane.Uma revisão sistemática é uma revisão de uma pergunta formulada de forma clara, que utiliza métodos sistemáticos e explícitos para identificar, selecionar e avaliar criticamente pesquisas relevantes, e coletar e analisar dados desses estudos que são incluídos na revisão. Métodos estatísticos (meta-análise) podem ou não ser usados para analisar e resumir os resultados dos estudos incluídos. Meta-análise se refere ao uso de técnicas estatísticas em uma revisão sistemática para integrar os resultados dos estudos incluídos.