SóProvas


ID
2302462
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), com relação aos cuidados com a manipulação, o preparo e a infusão de medicação.
( ) Deve-se limpar o diafragma do frasco de multidose com álcool 70% antes de perfurá-lo.
( ) O conjunto de agulha e seringa que acessar o frasco multidose pode ser utilizado várias vezes.
( ) Usar frascos de dose individual para soluções e medicações, quando possível.
( ) As sobras de frascos de uso individual podem ser misturadas para uso posterior.
( ) Na infusão contínua, a troca de equipo deve ser realizada a cada 72-96h.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Cuidados com manipulação e preparo de medicação - Limpar o diafragma do frasco de multidose com álcool 70% antes de perfurá-lo. Assim como corretamente descrito na primeira afirmativa. - O conjunto de agulha e seringa que acessar o frasco multidose deve ser utilizado uma única vez e descartado após o uso em recipiente adequado. Ou seja, a segunda afirmativa é falsa. - Usar frascos de dose individual para soluções e medicações quando possível. A terceira afirmativa está correta. - Não misturar as sobras de frascos de uso individual para uso posterior. Portanto, a quarta afirmativa está errada. - Não usar nenhum frasco de fluido parenteral se a solução estiver visivelmente turva, apresentar precipitação ou corpo estranho. - Se o frasco multidose for utilizado, refrigerá-lo após aberto conforme recomendação do fabricante. - Usar um dispositivo estéril para acessar o frasco multidose. - Descartar o frasco multidose se a esterilidade for comprometida. Com relação a troca de equipo segundo a Anvisa: - Infusão contínua – proceder a troca a cada 72-96h. Assim, como descrito na última afirmativa. - Infusões intermitentes – proceder a troca a cada 24h. - Nutrição parenteral – proceder a troca a cada 24 h. - Emulsões lipídicas – proceder a troca a cada 24h. - Administração de sangue e hemocomponentes – proceder a troca a cada bolsa. - O sistema de infusão deve ser trocado na suspeita ou confirmação de Infecçao de Corrente Sanguínea.

    Resposta E

    Bibliografia Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde (GVIMS) Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde (GGTES). Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. 1ª edição, 2013.