SóProvas


ID
2303836
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca da legislação educacional brasileira, julgue o item a seguir.

As escolas do DF podem utilizar-se do conteúdo do ensino religioso de natureza catequética para investir no desenvolvimento integral dos seus alunos.

Alternativas
Comentários
  • religioso de natureza catequética ERRADO

  • Não se pode utilizar qualquer tipo de referencial de religião norteador para o ensino religioso. Em outras palavras, não é aconselhável que o professor traga suas próprias convicções e crenças pessoais para ensinar. O ideal é que seja exposta as várias manifestações religiosas, de modo a diminuir o preconceito e a intolerância religiosa.

  • Em complemento às respostas dos colegas: podemos definir a Catequese como: Processo permanente de educação na fé que se realiza em primeiro lugar na família, com o apoio da comunidade cristã que assume sua missão fundamental de lançar os alicerces sobre os quais a fé se sustentará. Nesse processo, o catequizando deve ser o protagonista e ter como meta gestar uma história de amor que leve ao relacionamento íntimo com Deus. A catequese é o meio no qual cada um se torna sujeito da própria transformação. A catequese só se realiza pela imersão na pedagogia de Jesus e na pedagogia de Deus, a pedagogia do amor, do acolhimento, da esperança, da compaixão.
  • Art. 33. O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui
    disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade
    cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo. (Redação dada pela Lei nº 9.475, de
    22.7.1997)

     

    Proselitismo é um termo que designa o conjunto de ações que se empreende a fim de conquistar prosélitos. Prosélito é todo aquele que abandona uma crença ou causa em função de uma outra. A palavra prosélito vem do grego prosélytos, e em sua origem tinha como significado “aquele que se aproxima”.

    proselitismo é então o que faz aquele que busca converter pessoas a uma fé, que tenta provar que determinada linha política é melhor do que outra, que busca convencer que certa ideologia é a mais benéfica. O proselitismo é a atitude de quem doutrina. Pode ser uma pregação num púlpito ou uma campanha publicitária, pode aparecer numa conversa entre amigos, num telejornal, num canal do Youtube e etc.

    Proselitismo é uma catequese, uma doutrinação. A palavra pode aparecer também como sinônimo de partidarismo, tendencionismo, sectarismo, faciosismo e apostolado. Aparecendo muitas vezes como algo enganoso, não sendo uma atitude totalmente executada com ética, usando de subterfúgios, mentiras e omissões para realizar o intento de convencer uma ou mais pessoas de uma ideia. Apelando-se muitas vezes para uma linguagem agressiva que explora o medo das pessoas para fazerem-nas aderirem a determinada causa, ideia ou religião. Em discursos sensacionalistas que criam legiões de fanáticos.

    O termo aparece na maioria das vezes ligado a religião. Em sua origem ele era empregado especialmente para se referir aos pagãos que através do proselitismo convertiam-se ao paganismo. Hoje o termo tem então um tom mais negativo, referindo-se a forma muitas vezes não muito honesta com que certos religiosos atraem novos fiéis, mas essa não é a regra, pode-se fazer proselitismo de forma ética.

    O proselitismo pode aparecer em qualquer seguimento onde ideias são debatidas, e assim vemos o proselitismo ateísta, o proselitismo ambiental, proselitismo cultural e etc.

    FONTE https://www.significadosbr.com.br/proselitismo