-
Segundo a resolução CEDF nº 1/2012,
Art. 11. O currículo da educação infantil pode organizar-se por âmbitos de experiência, eixos, blocos e linguagens.
Art. 12. Os currículos dos ensinos fundamental e médio devem conter, obrigatoriamente, a base nacional comum e a parte diversificada.
-
LDB
Art. 26. Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos. (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)
A qustão está ERRADA, pois contraria o disposto na LDB, Art. 26. A questão ou terá o gabarito alterado, ou será anulada, tendo em vista a hierarquia das Leis.
-
Os currículos da educação infantil ao ensino médio devem ser compostos pela base nacional comum e pela parte diversificada. ACHO QUE O ERRO DA QUESTÃO ESTÁ EM AFIRMAR QUE "DEVEM SER COMPOSTOS (...)"IDEIA DE 2 BLOCOS DISTINTOS, E NÃO SE TRATA DE BLOCOS DISTINTOS, MAS SIM COMPLEMENTARES.
-
ERRADA
O currículo do Ensino Médio também é composto por itinerários formativos:
Art. 36. O currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos, que deverão ser organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, conforme a relevância para o contexto local e a possibilidade dos sistemas de ensino, a saber:
I - linguagens e suas tecnologias;
II - matemática e suas tecnologias;
III - ciências da natureza e suas tecnologias;
IV - ciências humanas e sociais aplicadas;
V - formação técnica e profissional.
-
A frase "Os currículos da educação infantil ao ensino médio devem ser compostos pela base nacional comum e pela parte diversificada." esta correta, porem esta' redacao foi dada pela Lei 12.796/13, nao fazendo parte da Lei n.º 9.394/1996 (LDB) e na Resolução CEDF n.º 1/2012, como dita o enunciado.
-
A questão traz o entendimento claro do que está definido no caput do Art. 26 da LDB (o que levaria à consideração de que a questão está correta), mas como o gabarito da banca conclui que a questão está errada, acredito que seja porque não coincide com o entendimento da resolução do CEDF. Ficou confuso.
-
Essa questão foi anulada.