-
Gabarito Letra A
A) CERTO: mudança no preço gera movimentações AO LONGO da curva, e não da curva em si (a curva fica no mesmo lugar), já os demais fatores provocam o deslocamento da própria curva de oferta (a curva muda de lugar).
.
B) errado, a mudança no preço gera movimentações AO LONGO da curva, e não da curva em si (a curva fica no mesmo lugar)
C) A mudança na demanda é equivalente ao deslocamento da própria curva da demanda (a curva muda de lugar).
D) Errado, o preço não desloca a própria curva de oferta (a curva não muda de lugar).
E) Não necessariamente, fatores que alteram a curva da demanda nem sempre implica em alterações na curva da oferta. ex: Renda do consumidor
bons estudos
-
a) Perfeito. A curva de demanda é expressa em função do preço. Logo, a mudança do preço das bicicletas gera um deslocamento ao longo da curva de demanda por bicicletas. É a nossa variável endógena, lembra?
b) Errado. Carro e bicicleta podem ser considerados bens substitutos. Então quando há aumento do preço do carros, as pessoas deixam de andar de carros para andar de bicicletas. Ou seja, o aumento do preço dos carros tende a elevar a demanda por motocicletas (e não diminuir, como afirmou a alternativa).
c) Errado. A mudança na quantidade demandada seria. Quando falamos que a demanda muda, estamos dizendo que muda a procura, ou seja, a curva de demanda que reflete esta procura se desloca. Ou seja, mudanças nas nossas variáveis endógenas (preço e quantidade demandada) são mudanças ao longo da curva. Mudança de variáveis exógenas, da demanda, desloca a CURVA como um todo.
d) Não mesmo! Lembra de lei geral da demanda? Quantidade demandada varia inversamente com o preço. Ou seja, se o preço cai, a quantidade demandada sobe.
e) Errado. São movimentos independentes. Uma curva pode se deslocar e a outra não. Ou mesmo podem se deslocar em sentidos diferentes. Os fatores que deslocam as curvas de oferta e demanda são diferentes e independentes entre si.
Resposta: A
-
A mudança no preço das bicicletas provocará uma alteração ao longo da curva de demanda por bicicletas, e não deslocará a curva.
Isso torna a alternativa “a” correta.
A alternativa “b” está errada porque carros e motocicletas são bens substitutos, de forma que o aumento no preço dos carros levará ao aumento na demanda por motocicletas.
Para tornar “c” correta, deveria estar escrito que “a mudança na demanda é equivalente a um movimento ao longo da curva de demanda”. A mudança na demanda é a mudança da curva. A mudança na quantidade demandada é um movimento ao longo da curva.
Em “d” a relação entre preço e quantidade está demandada incorreta: quando um aumenta, o outro diminui, em decorrência da lei da demanda.
Por fim, “e” apenas não faz sentido. Os movimentos da curva de demanda não são acompanhados por movimentos da curva de oferta, e vice-versa.
Gabarito: “a”