-
Gabarito Letra C
A) No cambio fixo com perfeita mobilidade de capital a politica monetária e ineficaz para alterar o produo
B) política monetária expansionista reduz os juros internos
C) CERTO: i interno < i externo: saída de capitais >>> aumento da demanda de divisas >>>> valorização/apreciação da moeda estrangeira >>>> desvalorização/depreciação da moeda nacional >>>> Exportação = melhora o saldo de (X – M).
D) Errado, uma política monetária expansionista, em um modelo IS-LM-BP com perfeita mobilidade de capital e com regime de câmbio fixo provoca redução das reservas internacionais.
E) Errado, em vez de comprar moeda estrangeira, a política monetária expansionista provoca a emissão de moeda local.
bons estudos
-
A política monetária expansionista provoca redução da taxa de juros interna, promovendo potencial fuga de capitais. O detalhe do câmbio fixo apenas indica que, ao invés de haver apreciação da moeda estrangeira e desvalorização da moeda nacional, o governo vai vender moeda estrangeira e captar moeda nacional para manter o câmbio, diminuindo a oferta monetária. Isso anula o aumento da renda provocado pela política monetária expansiva, já que a tendência é a redução da oferta monetária até o ponto em que a taxa de juros interna esteja em equilíbrio com a taxa de juros externa. Por isso, a política monetária expansionista com câmbio fixo é ineficaz, mas isso não altera o gabarito.
-
Uma política monetária expansionista desloca a curva LM para a direita e para baixo, onde teríamos renda e taxa de juros menores. (Erradas as alternativas A e B, então).
Como há perfeita mobilidade de capitais, esta redução da taxa de juros geraria fuga de capitais. E esta saída de capitais é feita com venda de moeda local e compra de moeda estrangeira, o que pressiona o câmbio por depreciação.
Para manter o câmbio fixo, o Banco Central precisa atuar no mercado vendendo moeda estrangeira e, portanto, perdendo reservas internacionais (Erradas as alternativas D e E, então).
Neste movimento, o BC está contraindo a oferta de moeda, voltando atrás na sua expansão monetária, coma curva LM voltando à posição original.
Resposta: C