SóProvas


ID
2304724
Banca
FCC
Órgão
AL-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O redesconto é um instrumento clássico de política monetária que, se expandido,

Alternativas
Comentários

  • Outro instrumento de controle monetário é o Redesconto Bancário, no qual o Banco Central concede “empréstimos” aos bancos comerciais a taxas acima das praticadas no mercado.

    Os chamados empréstimos de assistência à liquidez são utilizados pelos bancos comerciais somente quando existe uma insuficiência de caixa (fluxo de caixa), ou seja, quando a demanda de recursos depositados não cobrem suas necessidades.

    Quando a intenção do Banco Central é de injetar dinheiro no mercado, ele baixa a taxa de juros para estimular os bancos comerciais a pegar estes empréstimos. Os bancos comerciais por sua vez, terão mais disponibilidade de crédito para oferecer ao mercado, consequentemente a economia aquece.

    E quando o Banco Central tem por necessidade retirar dinheiro do mercado, as taxas de juros concedidas para estes empréstimos são altas, desestimulando os bancos comercias a pegá-los. Desta forma, os bancos comerciais que precisam cumprir com suas necessidades imediatas, enxugam as linhas de crédito, disponibilizando menos crédito ao mercado, com isso a economia desacelera.

    Gab: A

    Leia mais: https://politicamonetaria.webnode.com.br/redesconto-bancario/

  • A taxa de redesconto é definida pelo Banco Central e faz parte da sua estratégia de política monetária.

    A taxa de redesconto, em suma, é o valor cobrado pelo Bacen pelos empréstimos aos bancos comerciais. Ao definir o custo dos empréstimos, o Banco Central consegue exercer um estímulo ou uma contração na economia, o que é muito importante em termos de política monetária.

    Os bancos comercias agem emprestando e tomando empréstimos na economia. Muitas vezes, devido a uma demanda por resgates superior à estimada, os bancos acabam por ter insuficiência de liquidez.

    Os bancos comercias recorrem ao empréstimo do Bacen como última alternativa de liquidez. Isto se dá pois esses empréstimos geralmente apresentam uma taxa maior do que outras fontes de recursos na economia.

    Assim, antes de procurar o Banco Central para acessar a taxa de redesconto os bancos tendem a buscar empréstimos de outros bancos.

    A política monetária expansionista se caracteriza pela intenção de tornar o dinheiro mais abundante na economia.

    Sendo assim, eleva-se os estímulos para os bancos emprestarem recursos. Uma das formas de fazer isso é reduzindo o valor do redesconto.

    Isso garante que, caso os bancos comercias precisem acessar o redesconto, eles não serão excessivamente punidos por isso.

    Dessa forma, há um maior estímulo aos empréstimos, e a economia tende a aquecer.

    Gabarito Letra A: pode abrir espaço para os bancos realizarem novas operações de crédito


    Fonte: https://www.sunoresearch.com.br/artigos/taxa-de-redesconto/

  • a resposta E não seria válida? Pois no momento em que o empréstimo ao BACEN é requerido, ocorre um aumento imediato do banco. Gostaria de discutir melhor essa opção.

  • O redesconto é um instrumento clássico de política monetária que, se EXPANDIDO (Quem o redesconto?) maior taxa de

    redesconto retira dinheiro dos bancos.

    EXPANDIDA (Quem a política monetária?) concordo

    concordo com o gabarito.

  • DEFINIÇÃO:

    Dentre os instrumentos de política monetária, encontra-se o redesconto de liquidez (redesconto bancário). Cuja a medida é emprestar dinheiro aos bancos comerciais através do Banco Central, quando estes se encontram com poucos recursos. Essa forma de crédito tem como objetivo manter a liquidez (quantidade de dinheiro) na economia.

    QUESTÃO:

    O redesconto é um instrumento clássico de política monetária que, se expandido,

    A) pode abrir espaço para os bancos realizarem novas operações de crédito.

    Justificativa: Por meio do empréstimo realizado pelo Banco Central, é possível ao banco realizar novos compromissos financeiros.

    B) reduz as disponibilidades dos bancos.

    Justificativa: Justamente ao contrário, por realizar um empréstimo é possível aos bancos disponibilizares novas operações de crédito.

    C) provoca instantâneo aumento da carteira de crédito do sistema bancário.

    Justificativa: Não é um instrumento de aumento instantâneo no sistema bancário.

    D) não é utilizado em época de crise bancária.

    Justificativa: É uma política bem restritiva, servindo exatamente para situação de crises bancárias.

    E) representa um imediato aumento do passivo dos bancos.

    Justificativa: Não necessariamente se torna de imediato um passivo ao banco.

  •   O redesconto é o empréstimo de assistência à liquidez do Banco Central para os bancos comerciais.

       Expandir as operações de redesconto significa fornecer maior liquidez aos bancos.

       Isso tende a permitir que os bancos realizem mais operações de crédito, aumentando a oferta monetária. Por isso, a alternativa A está correta.

       A alternativa B está errada porque as disponibilidades tendem a aumentar para os bancos comerciais após o aumento do redesconto.

       De qualquer forma, não há um aumento instantâneo da carteira de crédito do sistema bancário porque a decisão de expandir o crédito cabe, claro, aos bancos. Eles é que vão decidir se vão aumentar a carteira ou não. Portanto, C está errada.

       E é claro que se trata de instrumento ainda mais importante em épocas de crise, quando a liquidez do mercado tende a cair. Se for o caso de termo suma crise com queda na liquidez, o Banco Central pode utilizar o aumento do redesconto para aumentar a liquidez dos bancos. Ou seja, em época de crise bancária, o redesconto é utilizado, razão pela qual a D está errada.

       Por fim, como o redesconto é um empréstimo que o BACEN faz aos bancos, ele não representa um aumento imediato do passivo dos bancos. É porque o Banco é quem decide se vai querer o empréstimo ou não. Assim, não há um aumento imediato do passivo dos bancos. O aumento ocorrerá apenas se os bancos toparem o empréstimo com o BACEN.           

    Resposta: A

  • redesconto

    [redesconto]

    SUBSTANTIVO

    1. com jur
    2. operação na qual um banco desconta em outra instituição financeira, mediante endosso e sob uma menor taxa de juros, o título que havia sido descontado a um cliente

  • Não fazendo a menor ideia do que significa redesconto, cliquei na aula afim de aprender sobre o conceito. O prolema é que esta palavra sequer é abordada na aula, logo tem como resolver a questão apenas com o a aula indicada pela questão. Pq a questão não te direciona a uma aula que efetivamente trata do assunto abordado por ela?

    Falta de organização....

  • Veja que a alternativa “a” estaria errada se falasse que a expansão da taxa de redesconto tem esse efeito, mas não é o caso.

  • Errei a questão por confundir REDESCONTO com DEPÓSITO/RECOLHIMENTO COMPULSÓRIO e aí se fosse isso mesmo, a B estaria certa, pois quanto mais o BACEN expande essa ferramente, menos dinheiro na economia, mas no caso, falou foi de REDESCONTO que é um empréstimo de liquidez, então se o BACEN expande (emprestar mais), logo a alternativa A faz todo o sentido. A questão NÃO FALA NO AUMENTO DE JUROS DO REDESCONTO e só na expansão deste.

    GABARITO A