SóProvas


ID
23050
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2002
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os mercados futuros e de opções propiciam aos investidores uma tomada de decisão mais técnica, melhorando o entendimento do mercado com relação ao desempenho das alternativas de investimento em condições de risco. Em relação a esses mercados e às operações neles realizadas, julgue os itens a seguir.

Denominam-se hedgers os usuários dos mercados futuros que, por meio de operações de compra e venda, procuram eliminar o risco de perda determinado por variações adversas de preço.

Alternativas
Comentários
  • Os hedgers atuam nos mercados derivativos visando proteção contra as oscilações de preços dos ativos com os quais trabalham. A principal preocupação do hedger não é obter lucro por meio de operações com derivativos, mas garantir o preço de compra ou de venda de determinado ativo numa data futura e eliminar o risco de variações adversas de preço.
  • Fazer um hedge ou hedging é ter uma posição no mercado futuro inversa à do mercado à vista, a fim de evitar prejuízo. CERTA.
  • Hedgers

    A tradução de hedge é proteção. Os investidores e/ou administradores de carteiras buscam nas operações de hedge proteger seus investimentos contra oscilações bruscas de preço. Hedge é uma operação que tem como principal objetivo a cobertura contra o risco da variação de preços de determinado ativo no futuro. Ou seja, qualquer operação que vise à diminuição da exposição de risco da variação de preços de um ativo é considerada com uma operação de Hedge

    Eles se encontram entre os produtores e/ou usuários de mercadorias, bens ou ativos financeiros. Suas operações estão no mercado físico desses bens e ele utiliza os mecanismos do mercado futuro para transferir parte destes riscos aos especuladores.

    Hedging é o ato de tomar uma posição em futuros oposta à posição assumida no mercado pronto, evitando perdas financeiras numa alteração de preços adversa (produtores), ou, tomar hoje em futuros a mesma posição que, no futuro, se tomará no mercado pronto, a fim de fixar e monitorar o preço desde já (usuário).

    Para se entender melhor o que é hedging, basta compreender o paralelismo dos preços físicos e dos futuros, ou seja, os preços futuros geralmente se movem na mesma direção do presente, num paralelo, e também, a convergência entre eles. Esses preços tendem dirigir-se a um ponto comum, à medida que se aproxima o dia da entrega, quando o contrato é exigível e seus termos devem ser satisfeitos.

    Fonte:http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_5692/artigo_sobre_derivativos_e_a_contabilidade