SóProvas


ID
2305732
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Iamamoto (2001) cita que o Serviço Social tem na questão social seu objeto de trabalho. Assim, a autora avança no entendimento da questão social, e dos fatores que condicionam o desenvolvimento desse fenômeno. Considerando o disposto pela autora, analise as afirmativas abaixo:
I. A questão social faz menção apenas à pobreza e à exclusão social.
II. A questão social provém da incapacidade do ser humano em resolver seus problemas sociais.
III. A questão social apresenta múltiplas formas de expressão.
IV. A questão social não se amplia a partir do desenvolvimento capitalista.
V. A questão social é desigualdade mas é também rebeldia.
Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • "Questão social que, sendo desigualdade é também rebeldia, por envolver sujeitos que vivenciam as desigualdades e a elas resistem e se opõem. É nesta tensão entre produção da desigualdade e produção da rebeldia e da resistência, que trabalham os assistentes sociais, situados nesse terreno movidos por interesses distintos, aos quais não é possível abstrair ou deles fugir porque tecem a vida em sociedade." (Iamamoto - O SS na contemporaneidade - pg.28).

  • I- são diversas expressões da Q. Social;

    II- Visão positivista e neoliberalista;

    III- V;

    IV- Lembereme-nos da visão ampliada do Estado por Gramsci, do Estado de Bem-Estar social, momento em que o Estado busca por meio de políticas - depois da crise de 1929, fruto da superacumulação do capital-  formas de garantir direitos à população;

    V- V

     

  • “Os assistentes sociais trabalham com a questão social nas suas mais variadas expressões quotidianas, tais como os indivíduos as experimentam no trabalho, na família, na área habitacional, na saúde, na assistência social pública, etc. Questão social que sendo desigualdade é também rebeldia, por envolver sujeitos que vivenciam as desigualdades e a ela resistem, se opõem. É nesta tensão entre produção da desigualdade e produção da rebeldia e da resistência, que trabalham os assistentes sociais, situados nesse terreno movido por interesses sociais distintos, aos quais não é possível abstrair ou deles fugir porque tecem a vida em sociedade. [...] ... a questão social, cujas múltiplas expressões são o objeto do trabalho cotidiano do assistente social”. ( IAMAMOTO, (1997, p. 14)

  • "Dispondo de uma dimensão estrutural – enraizada na produção social contraposta a apropriação privada do trabalho, a “questão social” atinge visceralmente a vida dos sujeitos numa luta aberta e surda pela cidadania, no embate pelo respeito aos direitos civis, políticos e sociais. Esse processo é denso de conformismos e rebeldias, expressando consciência e luta que acumulem forças para o reconhecimento das necessidades de cada um e de todos os indivíduos sociais." (SS para concursos, p.51).

     

     

    Bons estudos!

  • Resposta...? ⬇️⬇️⬇️⬇️

    COMENTÁRIO DA QUESTÃO: 
    Vamos analisar alternativa por alternativa dessa questão:
    Afirmativa I - (Falsa) - Enquanto matéria prima da intervenção profissional do assistente social, devemos ter a apreensão da questão social no processo de totalidade. E manifestam-se nas mais diversas expressões cotidianas: exclusão social, transformações das relações de trabalho, dominação, exploração, desmonte de políticas sociais públicas, perda da proteção social.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------
    Afirmativa II - (Falsa) - Ao contrário do que afirma o quesito, a questão social enquanto parte construtiva das relações sociais capitalista, é apreendida como expressão ampliada das desigualdades sociais.
    -------------------------------------------------------------------------------------------------
    Afirmativa III - (Correta) – De fato a questão social assume múltiplas expressões, e conforme Iamamoto tem como origem imanente á organização social capitalista.
    -----------------------------------------------------------------------------------------------

    Afirmativa IV - (Falsa) - A questão social refere-se ao conflito existente entre capital e trabalho, o conjunto das expressões das desigualdades sociais da sociedade capitalista e nela se amplia.
    --------------------------------------------------------------------------------------------------
    Afirmativa V - (Correta) - Para Iamamoto a questão social não se limita as desigualdades, é também rebeldia, ao envolver indivíduos que resistem e se opõem as situações desiguais.

    GABARITO: (LETRA E )

     

    Siga-nos nas redes sociais!
    Instagram: @euassistentesocial
    Facebook: facebook.com/euassistentesocial/
    Twitter: @Euassistenteso1
    Acompanhe o blog: euassistentesocial01.blogspot.com.br/ 
     www.euassistentesocial.com.br
     

  • Gabarito "E" para os não assinantes

  • Essas questões da IBFC tem um grau de dificuldade tão bobo --'