-
Existem tarefas rotineiras que podem se tornar maçantes. Por esse motivo, é necessário designar um propósito maior para elas. A tarefa realizada pode ter mais valor ainda se for analisada de uma forma mais abrangente além das metas coletivas e profissionais. Entender o real valor por trás das tarefas é primordial para a motivação. Atualmente (na Era da Informação), desafios são necessários para minizar o impacto das tarefas rotineiras e para fomentar a criatividade dos colaboradores
Gab: Certo
http://www.grupokronberg.com.br/lider-conheca-7-dicas-para-motivar-seus-liderados/
-
Motivação: é o processo que move alguém em direção a algo, mediante uma ação.
Possui 3 características INTRÍNSECAS.
1) Intensidade: Qual o esforço despendido;
2) Direção: Quais os objetivos a serem alcançados;
3) Persistência: Por quanto tempo a pessoa consegue manter seu esforço.
Tornar as tarefas mais desafiadoras é uma forma de motivar pessoas, pois saimos da rotina. Ter desafio é necessário para minizar o impacto das tarefas rotineiras e para aumentar a criatividade dos funcionários. Mas esse desafio não deve ser algo impossível de se cumprir, pois, acaba desmotivando as pessoas.
CERTO.
-
a motivação existe dentro das pessoas e se dinamiza com as necessidades humanas.
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública.
-
Enriquecimento de cargos: reorganização e ampliação do cargo para proporcionar adequação ao ocupante para aumentar a satisfação intrínseca, através do acréscimo de variedade, autonomia, significado das tarefas, identidade com as tarefas e retroação
-
Segundo Chiavenato (1999), o enriquecimento do cargo pode proporcionar:
• elevada motivação intrínseca do trabalho;
• desempenho de alta qualidade;
• elevada satisfação com o trabalho;
• redução de rotatividade e absenteísmo.
-
Complementando....
Interpretei a partir da Teoria de Objetivos ( ou fixação de objetivos) (Locke & Latham)
Essa teoria, proposta por Edwin Locke e Gary Latham, concentra-se na ideia de que a intenção de lutar por um objetivo é a maior fonte de motivação no trabalho. Os propósitos do indivíduo orientam suas ações. Entretanto, não é qualquer objetivo! A teoria sustenta que objetivos específicos e difíceis, com feedback, conduzem a melhores desempenhos.
Elencando um dos três pressuspostos para que a fixação do de objetivos melhore, efetivamente, o desempenho no trabalho:
Os objetivos devem ser difíceis: o objetivo estabelecido deve fornecer algum tipo de desafio a quem o irá perseguir. Se o objetivo for muito fácil, uma desmotivação é instalada rapidamente, tornando o trabalho rotineiro. Entretanto, para que a dificuldade funcione como fator motivacional, a capacitação deve ser mantidae a estipulação do objetivo deve ser feita de forma participativa ou, no mínimo, aceita por quem irá cumpri-lo;
Outros fatores que influenciam essa relação entre o objetivo e o desempenho:
Construção conjunta de metas: as metas não devem ser impostas, mas construídas conjuntamente entre líder e liderados, trazendo maior envolvimento e comprometimento com os objetivos;
Cultura nacional: culturas que valorizam o alcance de metas difíceis;
(...)
FONTE: DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016.
bons estudos
-
Gab. CERTO
Motivação é um processo psicológico (intrínseco) que causa um despertar para a ação.
Nada melhor para explicar isso do que uma organização que estabelece meta para funcionário, onde se ele alcançar o objetivo terá recompensa ou ser reconhecido perante a organização, isso gera motivação.
#DeusnoComando
-
Resposta: Certa!
"As pessoas que executam trabalhos interessantes e desafiadores estão mais satisfeitas com eles do que as que executam tarefas repetitivas e rotineiras. Os resultados do trabalho aumentam quando estão presentes três estados psicológicos críticos nas pessoas que o executam, a saber:
1. Quando a pessoa encara o seu trabalho como significativo ou de valor.
2. Quando a pessoa se sente responsável pelos resultados do trabalho.
3. Quando a pessoa conhece os resultados que obtêm fazendo o trabalho.
Fonte: Livro Gestao de Pessoas - Idalberto Chiavenato Ed. Elsevier - 3ª Edição, capítulo 7, página 211.
-
Conheça a importância da gestão de pessoas para o sucesso de uma corporção nos dias de hoje.
A gestão de pessoas está entre as tarefas mais desafiadoras e complicadas para um profissional do setor de recursos humanos e, embora a captação e a retenção de novos talentos ainda seja tida como uma das funções principais deste segmento, o segredo do sucesso de corporações espalhadas por todo o mundo ainda está – na maioria das vezes – numa equipe engajada e motivada: o que só é possível de atingir por meio do bom gerenciamento de funcionários e colaboradores.
Para o setor de rh, o uso de metodologias de forma integrada é a melhor solução para que se possa gerenciar os colaboradores de uma empresa e desenvolver o processo de gestão de pessoas. Oferecer as ferramentas adequadas para gerentes de uma empresa é a peça-chave no quebra-cabeças do gerenciamento de funcionários, já que, tendo diferentes opções e informações à mão, os líderes de equipes podem planejar melhor ações que motivem e engajem seus times.
Tendo em mente que o gerente de uma equipe deve priorizar tanto a gestão de pessoas, como a de processos e políticas, cabe ao profissional de recursos humanos oferecer as ferramentas adequadas para que este líder possa gerenciar seus funcionários da melhor maneira possível.
A avaliação de performance, satisfação e engajamento das equipes da empresa não pode ser desprezada neste momento, já que é a partir destes resultados que o profissional do rh poderá traçar um planejamento concreto e coerente com as necessidades de cada setor de uma empresa.
Este tipo de análise fornece, ainda, dados para que possam ser planejados programas de treinamento específicos dentro da corporação – possibilitando a melhoria no desempenho de colaboradores e até a identificação de novos talentos dentro da empresa – que deve combinar as estratégias de desenvolvimento com programas internos para a elevar o nível de performance e conhecimento de funcionários.
http://blog.convenia.com.br/gestao-de-pessoas/
Portanto, GABARITO: CERTO
-
GAB. CERTO
No final da década de 1960, Edwin Locke sugeriu que a intenção de lutar por um objetivo é a maior fonte de motivação no trabalho. Ou seja, um objetivo diz ao funcionário o que precisa ser feito e quanto esforço terá de ser despendido para alcançá-lo.
Objetivos específicos melhoram o desempenho e objetivos difíceis, quando aceitos, melhoram mais o desempenho do que aqueles mais fáceis e o feedback conduz a melhores desempenhos.
OBJETIVOS ESPECIFICOS ==> MELHORAM O DESEMPENHO
OBJETIVOS DIFICÍEIS ==> MELHORAM MAIS O DESEMPENHO
CESPE - É possível motivar por meio da delegação de metas desafiadoras, claras e factíveis com as quais as pessoas se identifiquem. CERTO
-
CERTO, segundo a teoria de Herzberg dos Dois Fatores:
Segundo o autor, existem fatoes que afetam a motivação (fatores motivaodres) e fatores que não geram motivação (Higiênicos)
Fatores Ligados ao Conteúdo – Motivadores – influenciam a satisfação
crescimento pessoal
conteúdo do trabalho
responsabilidade
reconhecimento
realização
Fatores Ligados ao Contexto – Higiênicos – influenciam a insatisfação
Obs: ter essas coisas não vão gerar motivação, mas a ausência delas são fatores que geram desmotivação
partes físicas e interpessoais
salário
relacionamento pessoais
condições de trabalho
-
Gabarito: Correto.
A atividades desafiadores e enriquecedoras, em regra, estimula a motivação do individuo.
-
Acho que a questão tem mais a ver com a Teoria do Estabelecimento de Objetivos. Originadados estudos de Edwin Locke, seu foco é que o estabelecimento de objetivos é a maior fonte de motivação para o trabalho de um funcionário.
Objetivos difíceis podem melhorar o desempenho mais do que os objetivos fáceis, desde que eles tenham sido aceitos pelo funcionário.
Gab. Certo
-
QUESTÃO CORRETA. Desenvolver os colaboradores com metas e desafios e tornar as atividades destes mais enriquecedoras, estimula a motivação no âmbito organizacional.
-
Ao meu ver há erro na nomenclatura. Uma tarefa não motiva ninguém, pode haver o estímulo, mas a motivação não, até pq isso é algo intrínseco do ser humano. O estímulo é que vem de fora.
-
Na verdade, trata-se do tema ''enriquecimento de tarefas ou de cargo'' proposta por Herzberg, idealizador da Teoria Bifatorial ou Teoria dos dois fatores.
O enriquecimento de tarefas (job enrichment) ''consiste em substituir as tarefas simples e elementares do cargo por tarefas mais complexas (vertical ou horizontal)'', de modo que provoca efeitos ''como aumento da motivação, aumento da produtividade, redução do absenteísmo (faltas e atrasos ao serviço) e redução da rotatividade do pessoal (demissões de empregados).''
Fonte: Teoria Geral da Administração, Chiavenato, pág 336.
-
Locke na Teoria do Estabelecimento de Objetivos (Autoeficácia) diz que atingir um objetivo é um grande fator motivador. Assim, quanto mais difícil a meta, melhor será o desempenho.
-
Aline Sales a questão fala que é uma forma de motivar.
A questão não afirma que isso causa motivação
-
Tarefas mais desafiadoras se dão para quem se tem confiança. Demonstrar essa confiança ajuda na motivação.
-
CORRETO
O que me deixa intrigada é que muitas vezes não sabemos nem a qual teoria o FDP do examinador está se referindo.... Mas vamos lá: Dá pra responder com a teoria dos dois fatores e com a teoria da fixação de metas.
Se olharmos para a TEORIA DOS DOIS FATORES (HEZBERG), vamos lembrar que o enriquecimento das tarefas e o trabalho em si são fatores intrínsecos/motivacionais, que quando presentes, motivam o indivíduo.
Mas se olharmos para a TEORIA DA FIXAÇÃO DE METAS/OBJETIVOS (LOCKE E LATAN), veremos que a motivação ocorre quando objetivos e metas são previamente definidos. A primeira sensação das pessoas é se sentirem desafiadas e é justamente isso que as impulsionam para atingir o que foi estabelecido.
-
GABARITO CERTA
(( Fonte Gestão de Pessoas Andreia Ribas). Felippe (2001) apresenta algumas dicas para manter o funcionário motivado. São elas: estabelecer metas claras e atingíveis – pouco adianta uma meta inatingível, ou facilmente atingível; ao invés de incentivar, gera frustração; elas deverão ser desafiadoras. Assim, é importante estabelecer metas e objetivos claros, atingíveis e também desafiadores dentro do escopo da teoria motivacional
Chiavenato Gestão de Pessoas 4 Edição pág 185
O enriquecimento de cargos oferece as seguintes
vantagens:
• Maior motivação intrínseca do trabalho.
• Contínuo desenvolvimento das competências do
colaborador.
• Crescimento profissional e impulso ao encarreiramento
mais rápido.
• Desempenho de alta qualidade no trabalho.
• Elevada satisfação com o trabalho.
• Redução de faltas (absenteísmo) e de desligamentos
(rotatividade).
As pessoas que executam trabalhos interessantes e desafiadores estão mais satisfeitas com eles do que as que executam tarefas repetitivas e rotineiras.
( CESPE 2011)
É possível motivar por meio da delegação de metas desafiadoras, claras e factíveis com as quais as pessoas se identifiquem.
GABARITO: CERTA
( CESPE 2015 DEPEN)
De acordo com a teoria motivacional do estabelecimento de objetivos, pessoas orientadas por gestores que adotam estilos mais participativos de liderança e de gestão apresentam melhor desempenho profissional, já que elas trabalham com objetivos claros, específicos e desafiadores e recebem feedbacks gerenciais. CERTA
-
GABARITO: CERTA
Teoria da Definição de Objetivos (Edwin Locke): Metas desaficiadoras, claras e factiveís.
#JESUS_TE_AMA
-
É uma questão interessante, basta imaginarmos no nosso caso real, a tendencia das atividades caírem na rotina pode fazer com que a motivação para realizá-la não seja tão grande, por outro lado, quando temos à nossa frente uma tarefa desafiadora, nossa tendência é querer fazer da melhor forma possível.
-
QUESTÃO CORRETA.
De acordo com a Teoria do Estabelecimento de Objetivos (ou fixação de objetivos) de Locke e Latham.
Essa teoria, proposta por Edwin Locke e Gary Latham, concentra-se na ideia de que a intenção de lutar por um objetivo é a maior fonte de motivação no trabalho. Os propósitos do indivíduo orientam suas ações. Entretanto, não é qualquer tipo de objetivo!
A teoria sustena que objetivos específicos e difíceis, com feedback, conduzem a melhores desempenhos.
Três são os pressupostos para que a fixação de objetivos melhore, efetivamente, o desempenho no trabalho:
- os objetivos devem ser específicos: quanto mais detalhados e precisos, mais difícil será visualizá-los e seguí-los.
- os objetivos devem ser difíceis: o objetivo estabelecido deve fornecer algum tipo de desafio a quem o irá perseguir. Se o objetivo for muito fácil, uma desmotivação é instalada rapidamente, tornando o trabalho rotineiro.
- deve haver um feedback constante: as pessoas trabalham melhor quando têm feedback em relação ao seu progresso, pois isso as ajuda a perceber a discrepância entre o que têm feito e aquilo que precisa ser realizado para que o objetivo seja alcançado.
-
Tornar as tarefas mais desafiadoras é uma forma de motivar pessoas e de desenvolver nelas o sentimento de que as atividades estão ficando mais enriquecedoras.
Gab: C
---
Estabelecer metas claras e atingíveis – pouco adianta uma meta inatingível, ou facilmente atingível; ao invés de incentivar, gera frustração; elas deverão ser desafiadoras. Assim, é importante estabelecer metas e objetivos claros, atingíveis e também desafiadores dentro do escopo da teoria motivacional.
(Andreia Ribas)
---
(FCC/TST/Analista Judiciário/2012 – Adaptada)
Objetivos atingíveis, porém difíceis, motivam os funcionários. Essa é uma afirmação possível, dentro do escopo da teoria motivacional.
---
Ano: 2011
Banca: CESPE
Órgão: AL-CE
É possível motivar por meio da delegação de metas desafiadoras, claras e factíveis com as quais as pessoas se identifiquem.
-
Teoria dos dois fatores de Herzberg.
Â
O conteúdo do trabalho é fator motivador, assim como o exercÃcio da responsabilidade.
-
Teoria do Estabelecimento de Metas, desenvolvida por Edwin Locke e Gary Latham, que discorre sobre a necessidade de se estabelecer metas e objetivos e a determinação de cada sujeito para alcançá-las.
Segundo a teoria, a vontade de alcançá-los varia, assim como a tangibilidade do que é almejado. Metas difíceis, de acordo com Latham, acarretam um desempenho superior ao das metas fáceis, pois quando são desafiadores, demandam mais esforço e dedicação, diferente de quando a conquista acontece de maneira simples.Locke assegura que objetivos são imprescindíveis. Através deles, é despertada a persistência dentro de cada um e eles direcionam inconscientemente o indivíduo para que encontre melhores maneiras de realizar as tarefas necessárias. Além disso, cita a necessidade do comprometimento e da autoeficácia, a convicção da capacidade de realizar o que foi planejado.
-
-
Dá pra responder essa pela teoria do bom senso.
-
A teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg é uma das mais importantes no estudo da Administração e uma das que mais se presta a “pegadinhas” de bancas de concurso. A teoria basicamente diz que os fatores que levam à satisfação são diferentes dos que levam à insatisfação, daí o nome da teoria: dois fatores!
O s fatores motivacionais seriam os relacionados a necessidades do mais alto nível, como o reconhecimento das pessoas, o conteúdo do trabalho, a possibilidade de crescimento profssional e de aprendizagem e o exercício da responsabilidade. Herzberg disse que quando esses fatores motivacionais não existem, as pessoas são neutras em relação à motivação (não ficam motivadas nem desmotivadas). Mas quando esses fatores estão presentes geram um alto nível de motivação no profissional.
Já os fatores higiênicos influenciam a insatisfação, ou seja, podem gerar insatisfação se forem negativos, mas não geram satisfação se forem positivos! Entre esses fatores estão relacionadas: condições de trabalho, remuneração, segurança, relações pessoais, políticas da empresa e supervisão.
Gab.: CERTO
-
apesar de às vezes colocar umas questões muito interpretativas, a banca cespe é a que menos inventa moda em administração.
é só ler com atenção, ter umas palavras-chave em mente e um pouco de sorte!
-
CERTO
Teoria da fixação de objetivos-Edwin Locke
De acordo com Locke, a intenção de atingir um objetivo é um grande fator motivador.
Ou seja, quando temos uma meta em mente, e aceitamos essa meta, tendemos a conseguir resultados melhores do que quando apenas
“tentamos o nosso melhor”. Além disso, quanto mais difícil a meta, melhor será o nosso desempenho (desde que, obviamente, aceitemos a meta, ou seja, realmente tentemos atingi-la).
Outro fator importante é a retroação. Se soubermos como estamos nos saindo, diz a teoria, tenderemos a obter melhores resultados. Assim, a retroação afetaria o desempenho. (Rodrigo Rennó)
Professor Vinicius Ribeiro
O indivíduo é motivado quando tem objetivos fixados para cumprir. Mais ainda, quando os objetivos são desafiadores, aumenta a capacidade de cumprir tal objetivo.
Se o objetivo traçado é muito genérico, tende a cumpri-lo de forma vaga. É fundamental traçar objetivos e metas (desdobramento de objetivos) bem específicos.
-
SE O CARA MARCAR ERRADO ESSA QUESTAO, ESSE NAO TEM AMOR NO CORAÇAO. KKK
-
Vale lembrar que tarefas extremamente difíceis NÃO motivam ninguém.
-
eu marcaria errado, mas aí lembrei que nessa matéria devo marcar o oposto do q eu acho.
-
Quem disse isso????
-
Tornar as tarefas mais desafiadoras é uma forma de motivar pessoas até um certo graus, pois a medida em que os desafios são vista pelo colaborador como inalcançáveis, vai se tornar desmotivador este.
-
Se pensar com cabeça de comercio ja erro a questão ahahahhahhahahahhahhahahahahahah desafios=a mais trabalhos e o mesmo dinheiro hahahahahahhaha.
-
Teoria da Fixação de Metas
Gabarito: Certo
-
Então....tem perguntas que se você responder pela lógica de como as coisas funcionam você erra. O camarada recebe mais terefas, mais desafios e sem a devida REMUNERAÇÂO como ser motivado????
-
Teoria da Definição de Objetivos – Edwin Locke
Preconiza que a motivação das pessoas está intrinsecamente ligada à busca de alcance de objetivos
É uma abordagem cognitiva que sustenta que o comportamento de uma pessoa é orientado por seus propósitos
Pressupostos
- Objetivos bem definidos e mais difíceis de serem alcançados levam a melhores resultados do que metas genéricas e abrangentes
- Objetivos difíceis, para pessoas capacitadas, elevam o desempenho
- Objetivos construídos com a participação dos funcionários que terão que atingi-los surtem mais resultados
-
Gabarito: Certo
Eu errei essa questão na prova e descordo do gabarito, pois tornar as tarefas mais desafiadoras não é necessariamente uma forma de motivar pessoas.
Tornar as tarefas mais desafiadoras pode ser uma forma de motivar pessoas. Vai depender do desafio posto.
Pessoas são diferentes, complexas. O que pode motivar um, pode não motivar outro. Não achei respaldo em nenhuma das várias teorias da motivação. Pode ser que uma que eu não conheço trate exclusivamente do assunto.
-
Valorização das competências dos indivíduos.
-
Não sei na onde. O ser humano é naturalmente preguiçoso e acomodado.
-
Teoria do estabelecimento dos objetivos (autoeficácia) - Se nós acreditamos em nossas habilidades de realizar uma tarefa, tenderemos a nos motivar e conseguir os melhores resultados. (Respondi com base nisso). OBS: me corrijam caso tenha equívoco.
-
Herman Pedroso, o líder da Teoria X haha
-
Mas a motivação não é algo pessoal??????
Não entendi!
-
CERTO.
ENRIQUECIMENTO DE CARGOS
Reorganizar as tarefas para ampliar o conteúdo do cargo, proporcionando a adequação ao ocupante no sentido de aumentar a satisfação intrínseca, através do acréscimo de variedade, autonomia, significado das tarefas, identidades com as tarefas e retroação. Promove maior ajustamento entre expectativas do ocupante e tarefas realizadas. Pode ser vertical (atividades mais complexas) ou horizontal (combinação de tarefas - tarefas diferentes de mesma responsabilidade).
QUESTÃO: O enriquecimento do trabalho constitui prática motivacional por meio da qual se expandem verticalmente as funções desempenhadas pelos indivíduos, o que permite que eles controlem o planejamento, a execução e a avaliação de suas atividades e tarefas. CERTO.
Este controle se dá pela liberdade, pela visão geral, pelo feedback. Contribuem para o próprio desempenho de suas atividades.
-
Quem não gosta de trabalho marcou errado e se fudeu. Kkkkkkk
-
Teoria Y de McGregor...
Pessoas buscam desafios e assumir responsabilidades
-
Tudo dentro do possível né. Se o subordinado vê que é impossível, ele se desmotiva.
-
Para proporcionar continuamente motivação no trabalho, Herzberg propõe o “enriquecimento de tarefas” ou “enriquecimento do cargo” (job enrichment): substituir as tarefas simples e elementares do cargo por tarefas mais complexas para acompanhar o crescimento individual de cada empregado, oferecendo-lhe condições de desafio e de satisfação profissional no cargo. O enriquecimento de tarefas depende do desenvolvimento de cada indivíduo e deve adequar-se às suas características individuais de mudança. O enriquecimento de tarefas pode ser vertical (eliminação de tarefas mais simples e acréscimo de tarefas mais complexas) ou horizontal (eliminação de tarefas relacionadas com certas atividades e acréscimo de outras tarefas diferentes, mas no mesmo nível de dificuldade).
Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes
-
Item Certo.
Cada pessoa tem suas próprias motivações. O sentido que cada uma atribui àquilo que faz e lhe dá satisfação é próprio apenas daquela pessoa.
Objetivos difíceis, porém atingíveis, motivam os funcionários. Portanto, a motivação requer proporcionar desafios na vida e no trabalho, aumentando as emoções.
Assim, a motivação no trabalho caracteriza-se pelo esforço despendido pelo indivíduo para cumprir objetivos e metas previamente estipulados, ainda que dificuldades e obstáculos afetem seu desempenho profissional por um breve período.
Gabarito: Certo.
-
Administração: a ciência do "faz de conta".
kkkkkkkkkkk
-
C
-
Comentário:
Essa questão aborda um pouco do enriquecimento do trabalho, através do enriquecimento vertical (tornar as tarefas mais complexas e desafiadoras). Como vimos na teoria, essa técnica normalmente motiva o trabalhador (se acompanhada de capacitação e retribuição por parte da organização). Então, podemos julgá-la como correta.
Gabarito: C
-
gente só queriam que vocês falassem o nome da teoria.
Teoria do Estabelecimento de Objetivos pronto
-
De acordo com vários autores, como Herzberg, o conteúdo do trabalho é um aspecto motivador. Quando estamos fazendo um trabalho que achamos importante, que nos fará crescer profissionalmente, isso seria considerado um fator motivador. Gabarito: correta
Prof. Rodrigo Rennó.