SóProvas


ID
2306614
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito da comunicação organizacional, julgue o item a seguir.

Familiares e dependentes de empregados e empregadores integram o público interno de uma organização.

Alternativas
Comentários
  • Forçou forçosamente. 

  • Gabarito CERTO

    Público INTERNO - Os indivíduos ou grupos de indivíduos com quem a organização se comunica regularmente na rotina do trabalho, tais como empregados, investidores, fornecedores, negociantes e clientes regulares. É nesse ambiente que se exerce a Comunicação Interna. (...) a Comunicação Interna (CI) é aquela dirigia ao público interno de uma empresa ou organização, principalmente seus funcionários e familiares. Para Margarida Kunsch, esse tipo de comunicação tem como objetivo principal promover a integração entre a empresa ou organização e seus empregados. Entenda bem... O público da CI não precisa estar “lotado fisicamente” dentro da empresa, pois ela também envolve parceiros que trabalhem para a empresa, como os fornecedores, por exemplo.

    FONTE: Comunicação Organizacional - Estratégia Concursos

  • Mais uma pérola do cespe. O correto seria público MISTO. Vejam:

     

    Teobaldo Andrade: os públicos são classificados em: interno, misto e externo, que se originam, respectivamente, dos funcionários e seus familiares, da clientela e espectadores, após o estabelecimento de um diálogo planificado e permantente, entre a instituição e os grupos que estejam ligados à ela, direta ou indiretamente.


    1) Público Interno: apresenta claras ligações socioeconômicas e jurídicas com a empresa onde trabalham vivenciando suas rotinas e ocupando espaço físico da instituição. São os empregados, estagiários, diretores e acionistas.

    2) Público Externo: não apresenta ligações socioeconômicas e jurídicas com a empresa, mas que interessam à organização por objetivos mercadológicos, políticos e sociológicos. São os clientes, assessores, comunidade, sindicatos profissionais, entre outros.

    3) Público Misto: apresenta claras ligações socioeconômicas e jurídicas com a empresa, porém não vivencia as rotinas da empresa e não ocupa seu espaço físico. São os familiares dos empregados, acionistas, revendedores, distribuidores, terceirizados, credotes, representantes comerciais, entre outros.

     

          Há ainda a diferenciação em públicos essenciais e públicos não essenciais, e os públicos de redes de interferência. O primeiro constitui-se daqueles que possibilitam a existência da organização, interfirindo diretamente ou não para sua constituição. O segundo pode ser ilustrado por redes de consultoria, comunidade, sindicatos; e o terceiro representa a concorrência e a rede de comunicação de massa.

    Fonte: http://relacoespublicas1rpa.blogspot.com/2011/11/seus-publicos.html

  • O conceito de público está associado ao tipo de interação que uma organização tem com um grupo de pessoas, que foram mapeadas segundo características comuns. Não diz respeito somente à proximidade física, mas à capacidade que tais indivíduos têm de influenciar as atividades organizacionais.

    Fortes (2003) define público interno como agrupamento espontâneo, com ou sem contiguidade física, claramente identificável, originário das pessoas e dos grupos ligados à empresa de forma direta, ligados à organização por relações funcionais oficializadas, que caracterizem ' empregador' e ' empregado'. O autor defende que do público interno participam a administração superior, os empregados, seus familiares e dependentes , e os funcionários terceirizados.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a afirmação da questão está certa.

    Gabarito do Professor: CERTO.

    Bibliografia:

    - Fortes, Waldyr Gutierrez. Relações Públicas: processo, funções, tecnologias e estratégias. 2 ed. São Paulo: Summus, 2003.