GABARITO ERRADO
ARTIGO - Os gêneros opinativos constituem as manifestações da “dimensão de profundidade” jornalística, segundo Bartolomé Mostaza. O artigo, como a crônica e o editorial,aprofundam aspectos relativos a fatos de maior repercussão no momento. No jornalismo diário, a opinião refere-se a um fato do dia. O artigo contém comentários ou teses fundados em visão pessoal. Assim, há uma diferença entre o editorial e o artigo e a crônica: os dois últimos “escapam aos limites restritos do editor, dos princípios gerais e das teses orgânicas da empresa, dos compromissos e diretrizes que esta mantém e busca traçar para o comportamento público”. (1980, p.64) Segundo Fraser Bond, o artigo, como a crônica, é um ensaio curto e de natureza contemporânea.
O artigo e a crônica são produzidos por colaboradores do jornal ou revista, que “são pensadores, escritores e especialistas em diversos campos, e cujos pontos de vista interessam ao conhecimento e divulgação do editor e seu público típico”. Portanto, na maioria dos casos, o ponto de vista dos articulistas coincide com a linha editorial do veículo, embora este sempre traga estampada a ressalva típica: “Os artigos publicados com assinatura dos autores não traduzem necessariamente a opinião do jornal”. (Bond)
Objetivos - Os jornais têm como propósito, na veiculação de tais mensagens: orientar o leitor; “estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.” (Folha de São Paulo)
FONTE: http://manoeljesus.ucpel.tche.br/aula%2010%20red.htm
Editorial
Trata-se de um tipo de texto no qual o autor exprime a opinião do jornal (dos editores e/ou Nota)
É um texto curto composto pelo lead, normalmente trata de algum assunto facilmente compreendido e que seja do interesse do leitor.
FONTE: https://www.estudopratico.com.br/textos-jornalisticos/
FÉ EM DEUS E PROSSIGAMOS PARA O ALVO!