- 
                                A Frase Núcleo contem tudo isso 
- 
                                GABARITO ERRADO o LIDE é uma proposição completa no sentido aristotélico, (contém sujeito, predicado e circustâncias), e é um relato do fato principal. O LIDE também pode ser chamado de núcleo da notícia. E sendo o LIDE o elemento principal da notícia, é o definidor da atividade jornalística comoum todo.   FONTE:https://books.google.com.br/books?id=4qAGWVr4RNIC&pg=PA10&lpg=PA10&dq=n%C3%BAcleo+do+lide+%2B+jornalismo&source=bl&ots=i64U-UKBph&sig=4ZYuzDQtJ45wcYyLq9LFK7f_4Po&hl=pt-PT&sa=X&ved=0ahUKEwjbkKTq6K7XAhVCjJAKHYZkAkUQ6AEITTAJ#v=onepage&q=n%C3%BAcleo%20do%20lide%20%2B%20jornalismo&f=false   
- 
                                Alguém poderia explicar melhor? 
- 
                                Nilson Lage:   Quanto ao conteúdo, o lide é o relato do fato principal de uma série, o que é mais importante ou mais interessante. Em sua forma clássica, e impressa, para verbos transitivos, é uma proposição completa no sentido aristotélico; ou seja, contém: a) o sujeito, uma locução, constituída de um nome, pronome ou sintagma nominal (LN1) 14; b) o predicado, ou seja, o sintagma verbal (LV), verbo ou locução verbal, acompanhado ou não de seu complemento, um objeto direto (LN2) ou indireto (kLN2). O símbolo k representa a preposição;  c) as circunstâncias, ou sintagmas circunstanciais (LC) de tempo, lugar, modo /instrumento, causa /conseqüência. 
- 
                                
	O lide (ou lead, em inglês) é um resumo sucinto de
uma notícia que responde às questões “o quê", “quem", “quando", “onde", “como"
e “por quê". É uma proposição completa, constituída de sujeito, verbo,
complementos e circunstâncias, que começa pela notação considerada mais
importante ou interessante.
	
 
 Segundo Lage (1998), a proposição completa tem como núcleo 
	verbos
de ação objetiva
	, que expressam transformação evidente, deslocamentos ou
enunciações, mas pode ser ordenada a partir de qualquer de seus termos (sujeito,
objeto direto, objeto indireto ou circunstância).
 
 Com base nessa explicação, podemos concluir que a afirmação
do enunciado está 
	errada. O núcleo do lide não é
o sujeito.
 
 Gabarito do Professor: ERRADO.
 
 Bibliografia:
 
 - Rabaça, Carlos Alberto e Barbosa, Gustavo. Dicionário de
comunicação. Editora Codecri. 1978.
 
 - Lage, Nilson. Vozes Diálogo Revista do Núcleo de Pesquisa
e Extensão Univali, Itajaí (SC), v. Ano 2, n. no. 1, p. 61-71, n. 1998.
 
 
 
- 
                                A arte de escrever bem, página 53.   "Antes de começar, responda à pergunta: o que aconteceu? Essa é a informação mais importante, a notícia. É por ela que você deve abrir o texto. Encontrada a notícia, responda às demais perguntas – quem, como, quando, onde e por que, nessa ordem. Elas são o núcleo do lead"   Um bueiro EXPLODIU no centro da cidade hoje.   A explosão (o verbo) é o mais importante, não o sujeito (bueiro), local (centro da cidade) ou quando (hoje).   Portanto, em termos gerais, "o que aconteceu" é o mais importante, trata-se do verbo. O jornalista sempre busca o fato, o acontecimento, antes de tudo. 
- 
                                Questãozinha danada...afff...errei umas 2X, mas finalmente entendi.    O núcleo do lide, que contém um verbo, seus complementos e circunstâncias, é o sujeito.   ERRADO. É o próprio verbo (sintagma verbal = "O QUE?" na parte do lide). Ele é o núcleo (parte mais importante).