SóProvas


ID
23071
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2002
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O investidor de uma opção de compra procura auferir um ganho com uma eventual alta no preço do ativo-objeto. Seu risco é limitado à perda do prêmio pago, caso não seja de seu interesse exercer o direito de opção. Nesse contexto, suponha que uma determinada ação, em certa data, esteja cotada no mercado por R$ 2,50, que a opção de compra dessa ação possa ser adquirida por um prêmio de R$ 0,25 por ação e que a unidade de negociação de mercado (lote-padrão) seja definida como 50.000 ações. Com base nesses dados e supondo, ainda, que o investidor tenha adquirido um lote-padrão de ações, julgue os itens subseqüentes.

Os prêmios recebidos pelo vendedor da opção podem representar uma proteção contra eventual desvalorização do ativo-objeto.

Alternativas
Comentários
  • Prêmio - É a quantia paga pelo comprador da opção ao lançador ou a outro vendedor, no mercado secundário. As opções são cotadas dariamente na bolsa.
  • Prêmio se resume também como uma garantia de compra, o que proteje em termos o vendedor pelas desvalorizações do ativo. Mas no caso do ativo cair muito o comprador pode não exercer a compra, perdendo assim somente o valor do prêmio por ele depositado.
    Mas com a queda ou alta do preço a corretora, que é mediadora da opção, pode pedir incrementos ao prêmio para sua proteção.