SóProvas


ID
2307406
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Piraúba - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A terapia tópica e o tipo de cobertura a serem utilizados variam de acordo com a natureza, a localização e o tamanho da ferida. A seleção do tipo de curativo é feita com base em suas propriedades físicas de proteção e manutenção de medicamentos em contato com a ferida. O curativo absorvente, comumente utilizado em feridas cirúrgicas, que possui diversas vantagens, como permissão da exposição da ferida ao ar, absorve exsudato e o isola da pele saudável adjacente, é classificado como:

Alternativas
Comentários
  • Tipos de Curativos: 

    O Tipo de curativo a ser realizado varia de acordo com a natureza, a localização e o tamanho da ferida. Em alguns casos é necessária uma compressão, em outros lavagem exaustiva com solução fisiológica e outros exigem imobilização com ataduras. Nos curativos em orifícios de drenagem de fístulas entéricas a proteção da pele sã em torno da lesão é o objetivo principal. 

    Curativo semi-oclusivo: Este tipo de curativo é absorvente, e comumente utilizado em feridas cirúrgicas, drenos, feridas exsudativas, absorvendo o exsudato e isolando-o da pele adjacente saudável. 

    Curativo oclusivo: não permite a entrada de ar ou fluídos, atua como barreira mecânica, impede a perda de fluídos, promove isolamento térmico, veda a ferida, a fim de impedir enfisema, e formação de crosta. 

    Curativo compressivo: Utilizado para reduzir o fluxo sanguíneo, promover a estase e ajudar na aproximação das extremidades da lesão. 

    Curativos abertos: São realizados em ferimentos que não há necessidade de serem ocluídos. Feridas cirúrgicas limpas após 24 horas, cortes pequenos, suturas, escoriações, etc, são exemplos deste tipo de curativo. 

     

    Fonte:https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/tecnicas-de-curativos/5709