SóProvas


ID
230776
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Este tipo de cultivo consiste no plantio de uma determinada cultura comercial em sulcos com espaçamentos adequados, sobre uma área coberta com alta densidade de plantas de espécies protetoras e melhoradoras do solo, no período de maturação desta, sem a necessidade de lavrar e/ou gradear integralmente o terreno. O aspecto mais importante a ser considerado é a combinação com as culturas comerciais trabalhadas, em termos de época de plantio e uso de consorciação, intercalação ou sucessão, e condições para que as mesmas se desenvolvam normalmente. Além dos benefícios proporcionados pela cobertura em si, ele possibilita reduzir a mão de obra na época de preparo do solo, em comparação ao sistema convencional. Está sendo citado o sistema de:

Alternativas
Comentários
  • "Integralmente" é a chave da questão. No entanto, a descrição assemelha-se mais ao plantio direito do que o cultivo mínimo em si. Pois menciona abertura de sucos sobre a palhada ... 

  • preparos conservacionistas: cultivo mínimo e plantio direto - consistem na não inversão, menor ou nenhuma perturbação do solo, de forma a manter a maior quantidade possível de resíduos orgânicos na superfície do solo.

    O cultivo mínimo, tem causado algumas contradições em virtude da sua real definição, pois pode variar de 0 a 2 operações no solo, o que será determinado pelo tipo de solo e cultura a ser implantada.

    há registro de cultivo mínimo, como sendo a combinação:

    escarificador e grade

    arado e grade 

    preparo do solo apenas na linha do plantio com a utilização do sulcador 

    Assim, observa-se um consenso apenas quanto ao número de implementos ou operações, que não excede a dois, e a profundidade da movimentação do solo, que não ultrapassa 0,10 m - o que não chega a ser uma inversão do solo, como ocorre no plantio convencional.

  • Bem fácil de confundir com plantio direto