I - (=...) Raça, grupos étnicos e nacionalidade: indica os aspectos étnicos de um assunto. Deriva-se dos auxiliares comuns de língua; portanto, diferencia não só as características físicas geneticamente determinadas, mas também grupos linguístico-culturais. Pode se compor com o auxiliar de lugar dentro do mesmo parêntese. (p. 52).
: Relação simples: geral, coordenada e recíproca, entre dois ou mais conceitos, onde a relação de A:B e B:A, tem o mesmo alor. Ao contrário do sinal de adição e da barra oblíqua, este sinal de relação limita ao invés de ampliar os assuntos que liga. Totalmente reversível. (p. 42).
(1/9) Lugar: indica o âmbito geográfico, localização ou aspecto espacial do número principal. (p.49).
II - = Língua: indica a língua ou a forma linguística de um documento, cujo assunto é indicado por um número principal da CDU. (p. 44).
(0...) Forma: indica o formato ou modo de apresentação de um documento. Não é estritamente obrigatório na classificação. Possui grande versatilidade. (p. 47).
:: Dois pontos ou sinal de ordenação: são indicadores de relação e fixam a ordem dos números na composição notacional. Indicam irreversibilidade. (p. 42).
III - "..." Tempo: indica a data, ponto no tempo ou período de tempo: século, ano, mês, dia, horas, minutos e segundos; estações do ano; tempos denominados; feriados; duração do tempo; eras pré-históricas, etc. (p.53)
+ Sinal de coordenação ou adição: liga dois ou mais números não consecutivos da CDU; indica um assunto composto para o qual não existe um número simples. (p. 41).
-05 Auxiliar comum de pessoas: indica características pessoais, mas não se referem a objetos ou disciplinas segundo sua aplicação pessoal. Podem ser aplicados a todos os números das tabelas principais. (p.59).
IV - -03 Auxiliar comum de materiais: indica os elementos ou os materiais de que constituem os objetos ou produtos e são aplicáveis nas tabelas principais, especialmente em 66/67. (p. 57).
/ Extensão consecutiva ou barra oblíqua: liga números e assuntos consecutivos, indicando uma série de conceitos. (p. 41).
Gab. E
SOUZA, Sebastião de. CDU: como entender e utilizar a 2ª Edição-Padrão Internacional em Língua Portuguesa. Brasília: Thesaurus, 2009.