SóProvas


ID
230812
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Os aspersores utilizados em pivô central podem ser classificados em quatro tipos mais comuns. Existe um denominado emissor de aplicação localizada, onde os emissores aplicam água de forma localizada, permitindo, em caso de plantio circular, o molhamento subcopa ou sobre as plantas. Este aspersor é classificado como tipo:

Alternativas
Comentários
  • Tipo A: Aspersores de tamanho variável: Este tipo de pivô é caracterizado por aspersores nos quais os bocais aumentam de diâmetro à medida que se afasta do centro do pivô. Este tipo caracteriza-se por baixas intensidades de aplicação de água quando comparado com os outros tipos, alta pressão e largura da faixa molhada na extremidade do pivô em torno de 50 m. São ideais para solos com problema de infiltração.


    Tipo B: Usam-se neste tipo de pivô aspersores ou difusores de mesmo tamanho, permitindo o aumento dos diâmetros dos locais à medida que se afasta do centro do pivô, o espaçamento entre emissores também diminui à medida que se afasta do centro do pivô. Este tipo é considerado por média pressão e média intensidade de aplicação de água e a largura da faixa molhada na extremidade fica em torno de 25 m. 


    Tipo C: Neste tipo de pivô a aplicação de água se dá por meio de difusores cujo diâmetro do bocal aumenta do centro para extremidade do aparelho. Dos três tipos, este é caracterizado pela menor pressão e maior intensidade de aplicação de água, razão pela qual são recomendados para solos com alta capacidade de infiltração de água. A faixa molhada na extremidade destes pivôs é pequena e varia de 6 a 9 m, e para diminuir as perdas de água por deriva nestes, em consequência do pequeno diâmetro das gotas proporcionada por este tipo de equipamento, os difusores são montados em tubos pendurados com o nome de bengalas. 


    Tipo D ou LEPA: O nome LEPA corresponde às iniciais em inglês de “Low Energy Pressure Application”. Este tipo tem como característica principal o uso de emissores para aplicação localizada de água e são muito utilizados na cultura do cafeeiro onde o plantio é feito em forma circular, permitindo a aplicação de água em cima da linha de plantio