SóProvas


ID
2308630
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito da educação infantil oferecida a alunos com e sem deficiência, julgue o item subsequente.

Um dos objetivos da educação infantil consiste na desconstrução da lógica assistencialista e escolarizante da escola infantil a partir da priorização do sujeito histórico e de direitos de que se constituem as crianças pequenas.

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica ?

    Vamos pedir o comentário do professor.

  • Eu não entendi nada.

  • Gabarito :Certo

    Mas não entendi foi nada !

  • Tb boiei nessa.

  • também não entendi nada.

  • Comentario da Stephanie Gurgel, please!

  • Eu só sei de uma coisa: entendi foi nada!

  •           A Educação Infantil não é assistencialismo. É um direito das crianças e de suas famílias, e não um favor. Etapa fundamental do sistema educacional, deve ser garantida pelo Estado e exercida por profissionais qualificados e em locais adequados para este fim, como creches e pré-escolas.

               É através da educação que nos fazemos humanos e históricos, como autores no modo de refletir sobre a realidade, sobre o mundo e sobre nós mesmos (condição de sujeito).Nessa direção, a realização do indivíduo como sujeito histórico distingui sua conexão com a coletividade e seu acordo com a mudança social. 

             Ao se estabelecer como sujeito da história passa a ser autor e senhor de sua vontade, e situa-se como um ser social na convivência com outros. Quando a convivência é dialógica e livre entre sujeitos históricos e sociais, dá-se então a relação expressa pela democracia na medida em que é histórica e socialmente constituída. A esfera do social é considerada fundamentalmente na relação com o outro. E é no contexto das relações sociais que a constituição do sujeito acontece, ocorrendo a história das interações, das quais os sujeitos são componentes e participam e dos lugares sociais que ali adquirirem. 

  • "Um dos objetivos da educação infantil consiste na desconstrução da lógica assistencialista e escolarizante da escola infantil a partir da priorização do sujeito histórico e de direitos de que se constituem as crianças pequenas."

     

    Qual a fonte desta afirmação? A LDB não diz isto ou diz?

  • ALGUÉM EXPLICA .

     

  • Não entendi nada!

  • essa quetão simplesmente induz ao erro. credooo

  • "Eu posso aceitar isso e meu coração continua aberto."

  • "desconstrução da lógica assistencialista e escolarizante da escola infantil"

    Já algum tempo as crianças começam a ser vistas como o futuro e que assim são priorizadas como sujeito histórico e de direitos. Será por meio delas que vamos mudar o mundo.

    Nada de "assistencialista- (só dar assistência)  tem que valorizar a capacidade delas

    Nada de escolarizar - conteudista - Tem que FORMAR UM CIDADÃO CRITICO-CONSCIENTE - FORMAÇÃO INTEGRAL ( cognitivo, afetivo, psicológico e social).

    Então desconstruímos essa lógica assistencialista e escolarizante para formar cidadãos históricos e de direitos.

    Espero ter ajudado.

  • Essa questão exige que julguemos a afirmativa que trata sobre o tema “Educação Infantil".

     

    SINTETIZANDO O CONTEÚDO COBRADO:

    De acordo com o parecer n. 20/2009 do Conselho Nacional de Educação (CNE), por meio de sua Câmara de Educação Básica (CEB), na ocasião da revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil:

    As creches e pré-escolas se constituem [...] em estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de zero a cinco anos de idade por meio de profissionais com a formação específica legalmente determinada, [...] refutando assim funções de caráter meramente assistencialista [...]

    Esse trecho do parecer n. 20/2009 - CNE/CEB, além de conceituar creches e pré-escolas, informa que os profissionais que atuarão nessa etapa de ensino deverão atender à formação específica determinada em lei. Nesse sentido, podemos perceber uma tentativa de desconstrução da lógica assistencialista, visto que há a exigência de um profissional com formação específica para anteder a Educação Infantil. Vale dizer, pela lógica assistencialista não haveria necessidade de rigor técnico-profissional (caracterizado pela formação) para essa atuação. Portanto, por essa perspectiva, refuta-se o caráter meramente assistencialista da Educação Infantil.

    A respeito de uma definição de currículo para a Educação infantil, o mesmo parecer expressa:

    O currículo na Educação Infantil tem sido um campo de controvérsias e de diferentes visões de criança, de família, e de funções da creche e da pré-escola. No Brasil nem sempre foi aceita a ideia de haver um currículo para a Educação Infantil, termo em geral associado à escolarização tal como vivida no Ensino Fundamental e Médio, sendo preferidas as expressões 'projeto pedagógico' ou 'proposta pedagógica'.

    É importante destacar, nesse contexto, que o conceito de currículo geralmente está associado à lógica escolarizante, vale dizer, à escolarização tal como vivenciada no Ensino Fundamental e Médio. Por isso, em vez de currículo, são preferidas expressões como “projeto pedagógico" ou “proposta pedagógica", como uma tentativa de desconstruir essa lógica escolarizante da escola infantil, identificando e valorizando, portanto, as especificidades dessa etapa da educação.

    Por fim, cabe apontar – ainda no parecer n. 20/2009 – a compreensão da criança como sujeito do processo de educação. Vejamos:

    A criança, centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos que se desenvolve nas interações, relações e práticas cotidianas a ela disponibilizadas e por ela estabelecidas com adultos e crianças de diferentes idades nos grupos e contextos culturais nos quais se insere.

    Sobre esse ponto, cabe o destaque de que tanto o profissional que atua na Educação Infantil quanto o currículo dessa etapa de ensino deverão priorizar o desenvolvimento da criança (sujeito histórico e de direitos). Em outras palavras, deverá ocorrer uma priorização do sujeito histórico e de direitos (a criança), que deve ser o centro do planejamento curricular e da ação pedagógica.

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Com base nas informações acima desenvolvidas, podemos concluir que a afirmativa apresentada na questão está correta. Isso porque realmente um dos objetivos da educação infantil consiste na desconstrução da lógica assistencialista e escolarizante da escola infantil a partir da priorização do sujeito histórico e de direitos de que se constituem as crianças pequenas.

     

    GABARITO: QUESTÃO “CERTA"
  • Eai concurseiro!?

    Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!?

    Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida.

    Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele me ajudou muito, espero que ajude vocês também. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens.

    link: https://go.hotmart.com/M57887331Q