Trata-se de uma nova forma de multiplexar e transportar os sinais ao longo da linha de transmissão, que além de permitir, também, o transporte de sinais oriundos do PDH, vem resolver os diversos problemas evidenciados por aquele sistema de transmissão digital de dados.
Cada um destes blocos de 270 bytes é por sua vez constituído por 9 bytes de cabeçalho ( section overhead ) e de 261 outros destinados a transportar informação, ou carga útil ( payload ) . Por uma questão de comodidade, é costume fazer uma representação bidimensional da trama, sendo os blocos referidos colocados empilhados uns em cima dos outros, dando assim origem a 9 linhas, cada uma das quais com 270 bytes.
Regeneradores SDH ( REG ) - Estes Elementos de Rede actuam como repetidores, extraindo o seu sinal de relógio , bem como a energia necessária ao seu funcionamento , do fluxo de dados que recebem. Regeneram também o sinal, tanto no que se refere à amplitude, como ao "desvio de fase " ,ou alteração do período do clock devido à dispersão de sinal nas fibras ópticas, e correspondente distorsão.
Em apertada síntese, a opção B é a que corretamente descreve onde os "bytes de controle" são encontrados.
Ao meu ver, é possível que esta questão tivesse sido feita para marcar a alternativa incorreta.
Alternativa A) Texto completamente correto até chegar à ultima frase, que diz não ser possível conexão com rede IP. As redes PDH e SDH são essencialmente redes destinadas a tráfegos de voz, e posteriormente passaram, sim, a intercomunicar-se com redes IP, como mostrado nesse artigo de 2009: https://ria.ua.pt/bitstream/10773/1997/1/2009000818.pdf
Pode ser que o autor, considere que, de fato, até a data da prova não havia maneiras de se conectar à rede IP.
Alternativa B) Correto, como explicitou o usuário anterior.
Alternativa C) Correto, pois essa é uma das principais características dos sistemas SDH, inexistentes nos PDH, e que justificam a utilização dos ponteiros de unidade tributária, que transformam os VC (virtual conteineres) em unidades tributárias, que posteriormente são agrupadas.
Alternativa D) Correto. Não há agregado menor. Lembrando que quadros menores que estes são oriundos do PDH, e chamados de tributários.
Alternativa E) INCORRETA. Um agregado STM-1 permite multiplexar 63 "canais" (não é bem esse o termo correto, talvez "tributários") de 2 Mbps. 3 Unidades Tributárias com VCs de E1 são agrupadas em um TUG-2 (Tributary Unit Group), que por sua vez são agrupados em 7, formando um VC-3 (Conteineres de Alta Ordem), que por fim, são agrupados em 3 para formar um AUG (Administrative Unit Group). Portanto, 3 x 7 x 3 = 63 tributários de 2 Mbps.