-
Gabarito ERRADO. Segundo a NOBRADE, a norma também pode ser usada para descrição de documentos em fases corrente e intermediária, não necessitando assim de elaboração de norma espécífica para tal finalidade.
Norma brasileira de descrição arquivística, NOBRADE, 2006, pg. 10:
"Esta norma estabelece diretivas para a descrição no Brasil de documentos arquivísticos, compatíveis com as normas internacionais em vigor ISAD(G) e ISAAR(CPF), e tem em vista facilitar o acesso e o intercâmbio de informações em âmbito nacional e internacional. Embora voltada preferencialmente para a descrição de documentos em fase permanente, pode também ser aplicada à descrição em fases corrente e intermediária."
-
A NOBRADE foi elaborada para ser utilizada preferenciamente na descrição de documentos da fase permanente, mas também pode ser aplicada nas fases correntes e intermediária.
Gabarito: ERRADO
-
meu entedimento foi que para chegar à idade permanente, o doc tem que passar obrigatoriamente pela corrente e intermediária. Uma lei para a fase final, por lógica, abarca as fases iniciais. posso estar errada, mas...acertei the question.
-
Gab: Errado
Norma específica válida para todas as idades. Corrente, intermediária e permanente.
-
GABARITO: ERRADO
A norma brasileira é utilizada na descrição de documentos considerados permanentes. Uma norma para os documentos das idades corrente e intermediária TAMBÉM JÁ FOI foi elaborada. CERTA
Em observação ao comentário riquíssimo do colega Bonizete Ehrich também adiciono um arquivo da CESPE, vide:
A descrição, que ocorre exclusivamente na terceira idade documental e tem o objetivo de facilitar o acesso à informação do acervo por meio da elaboração de instrumentos de pesquisa, que são o resultado da atividade descritiva e apresentam, em diferentes graus, as possibilidades de pesquisa do arquivo permanente.
Leia na íntegra:
http://www.cespe.unb.br/concursos/MP_15_ENAP/arquivos/Padrao%20de%20respostas__CARGO_3.pdf
-
As normas de descrição arquivística servem para descrever documentos ou conjuntos de documentos a fim de que o acesso possa ser facultado através de informações que ajudem o pesquisador a encontrar o que tem interesse.
A NOBRADE, que é a Norma Brasileira de Descrição Arquivística, pode ser aplicada tanto nos arquivos correntes quanto nos intermediários, mas é aplicável, preferencialmente, nos arquivos permanentes.
Gabarito do Professor: errado
-
Foco AFT, você se refere a que norma específica para a descrição de documentos arquivísticos nas idades corrente e intermediária? Realmente já foi elaborada?
-
Meses depois, esse gabarito continua não fazendo sentido pra mim.
"Embora voltada preferencialmente para a descrição de documentos em fase permanente, pode também ser aplicada à descrição em fases corrente e intermediária." NOBRADE
"A norma brasileira é utilizada na descrição de documentos considerados permanentes." CESPE
CERTO. A assertiva não menciona 'APENAS'
"Uma norma específica para os documentos das idades corrente e intermediária ainda não foi elaborada." CESPE
CERTO. Alguém tem conhecimento dessa norma? ESPECÍFICA para documentos em fase corrente/intermediária? Porque a NOBRADE, conforme já mencionado, é voltada para a descrição de documentos em fase permanente.
-
Resolução: as normas de descrição arquivística servem para descrever documentos ou conjuntos de documentos a fim de que o acesso possa ser facultado através de informações que ajudem o pesquisador a encontrar o que tem interesse.
A NOBRADE, que é a Norma Brasileira de Descrição Arquivística, pode ser aplicada tanto nos arquivos correntes quanto nos intermediários, mas é aplicável, preferencialmente, nos arquivos permanentes.
Resposta: errado
-
Fase permanente, mas pode ser utilizada em descrições nas fases corrente e intermediária, em outras atividades, não na produção de instrumentos de pesquisa;