SóProvas


ID
2309860
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca de formação e desenvolvimento de coleções, julgue o próximo item.

Um dos principais modelos para a estruturação de coleções, o Conspectus orienta que os temas e assuntos das coleções sejam agrupados em cinco níveis: completeza, pesquisa, estudo, básico e mínimo.

Alternativas
Comentários
  • a metodologia Conspectus, desenvolvida em
    1983 pelo Research Libraries Group (RLG), hoje incorporado à O
    ­ nline
    Computer Library Center (OCLC). A metodologia é recomendada pela
    ­
    International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA) e
    propõe uma forma equilibrada de aquisição e avaliação do material informa-
    cional considerando-se os objetivos institucionais.

    O processo consiste no estabelecimento de uma lista de assuntos de interesse
    específicos da biblioteca e de uma escala de pontos – os níveis de profundidade
    – que combinados constituem uma matriz de assuntos.
    4.1 | T abela dos N íveis de P rofundidade
    Os níveis de profundidade são valores numéricos utilizados para descrever
    como será desenvolvido o assunto no acervo, principalmente o seu grau de es-
    pecificidade. A metodologia prevê 6 níveis, variando do nível 0 (o assunto não
    deve fazer parte do acervo) ao nível 5 (nível mais completo de informação).

  • CARIBE, Rita de Cássia do Vale. Conspectus: um metódo para gerenciamento de coleções em bibliotecas. Rev. digit. bibliotecon. cienc. inf, Campinas, v.12, n.1, p. 39-60 jan/abr, 2014.

    Nível 0 (zero) – fora de abrangência (Out of scope)

    Nível 1 (um) - nível mínimo de informação (Minimal level)

    Nível 2 (dois) - nível básico de informação (basic information level)

    Nível 3 (três) - nível de apoio instrucional ou estudo (study or instructional support level)

    Nível 4(quatro) - nível de pesquisa (research level)

    Nível 5 (cinco) – nível abrangente (comprehensive)

     

  • Esses 5 níveis ai são os Niveis de coleção da ALA. veio antes do Conspectus.

  •  

    5.1 Níveis de indicadores de profundidade Para cada divisão, categoria ou assunto são utilizados indicadores de profundidade (ver anexo B). O RLG Conspectus incluiu cinco níveis de indicadores de profundidade para descrição da coleção, que são considerados os indicadores básicos (zero, um, dois, três, quatro e cinco). Entretanto, com o objetivo de possibilitar a utilização por outros tipos e tamanhos de bibliotecas o WLN Conspectus incluiu subdivisões (1a, 1b, 2a, 2b, 3a, 3b) perfazendo um total de 10 indicadores de profundidade de coleção.

     

    Nível 0 (zero) – fora de abrangência (Out of scope) ---> facilitar e identificar os temas que são cobertos ou não por uma determinada biblioteca. ( 0 )

     

    Nível 1 (um) - nível mínimo de informação (Minimal level) --->  A coleção deve ser sistemática e freqüentemente revisada para ter somente informação corrente e atualizada. Novas edições devem substituir as antigas, que devem ser retiradas da coleção ( 1 )

     

    Nível 2 (dois) - nível básico de informação (basic information level) --->  As coleções limitadas a um nível introdutório da área temática respectiva, composta por monografias e obras de referência, que incluem: trabalhos básicos explicativos, história quanto ao desenvolvimento do tema, trabalhos gerais sobre a área e os personagens mais importantes, enciclopédias gerais, obras de referência, especificamente índices de periódicos e fontes estatísticas. ( 2 ) 

     

    Nível 3 (três) - nível de apoio instrucional ou estudo (study or instructional support level) ---> atender à necessidade de informação para pesquisa, dá suporte aos estudantes dos primeiros anos do ensino universitário e demais usuários gerais da biblioteca ( 3 )

     

    Nível 4(quatro) - nível de pesquisa (research level) --->  As coleções nesse nível devem conter as principais fontes necessárias para o desenvolvimento de programas de doutorado e pesquisa independente. O material antigo deve ser mantido no acervo, preservado e conservado, sistematicamente, para atender às necessidades de pesquisa histórica. ( 4 )

     

    Nível 5 (cinco) – nível abrangente (comprehensive) ---> São as coleções num campo de conhecimento especificamente definido, empenhadas em serem exaustivas até o razoavelmente possível (i.e., coleções especiais), em todos os idiomas aplicáveis.Todo o material antigo é retido e é sistematicamente preservado e conservado para servir às necessidades de pesquisa histórica. Uma coleção exaustiva pode servir como uma fonte nacional ou internacional. ( 5 ) 

     

    Referência :  CARIBÉ, Rita de Cássia do Vale. Conspectus: um método para o gerenciamento de coleções em bibliotecas. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 39-60, jan/abr 2014. Disponível em: 

     

    http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/23425/1/ARTIGO_ConceptusMetodoGerenciamento.pdf 

     

     

  • GABARITO: ERRADO

    Os principais modelos de estrutura para coleções conhecidos no Brasil são:

    - Modelo Conspectus: os temas e os assuntos das coleções são determinados pela concentração de exemplares em classes e subclasses de um esquema de classificação (International Federation of Library Associations and Institution, 2001);

    - Níveis de coleção da American Library Association (ALA): os temas e assuntos das coleções são agrupados em cinco níveis: completeza, pesquisa, estudo, básico e mínimo (Figueiredo, 1998).

    - Dimensões: os temas e os assuntos das coleções são agrupados em: coleção de referência, coleção de lastro, coleção didática e literatura corrente (Miranda, 1980).

    Fonte: WEITZEL, Simone da Rocha. Desenvolvimento de coleções: origem dos fundamentos contemporâneos. TransInformação, Campinas, set./dez., 2012.

  • Esta questão aborda o desenvolvimento de coleções em bibliotecas e centros de informação. 

    Dentre os diversos modelos de desenvolvimento de coleções, o modelo Conspectus é um dos mais difundidos e utilizados na atualidade. O modelo analisa a profundidade da coleção dentro de diversas disciplinas do acervo, indicando os pontos fortes da coleção e aqueles que carecem de desenvolvimento para atender o usuário. 

    A partir da análise da coleção, os assuntos são agrupados em seis níveis, a saber: 

    Nível 0 – fora de abrangência  

    Nível 1 - nível mínimo de informação  

    Nível 2 - nível básico de informação  

    Nível 3 - nível de apoio instrucional ou estudo  

    Nível 4 - nível de pesquisa  

    Nível 5 - nível abrangente  

    Gabarito do Professor: ERRADO .