-
Linguagem de Manipulação de Dados (ou DML, de Data Manipulation Language) é uma família de linguagens de computador utilizadas para a recuperação, inclusão, remoção e modificação de informações em bancos de dados. Pode ser procedural, que especifica como os dados devem ser obtidos do banco; pode também ser declarativa (não procedural), em que os usuários não necessitam especificar o caminho de acesso, isto é, como os dados serão obtidos. O padrão SQL é não procedural. DMLs foram utilizadas inicialmente apenas por programas de computador, porém (com o surgimento da SQL) também têm sido utilizadas por pessoas.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Linguagem_de_manipula%C3%A7%C3%A3o_de_dados
-
a) Na linguagem declarativa, o usuário não precisa especificar como os dados serão obtidos no banco de dados.
Correta;
b) A linguagem declarativa de manipulação de dados especifica como os dados devem ser obtidos no banco de dados.
Incorreta, na na linguagem procedural;
c) A linguagem procedural de manipulação de dados é baseada na orientação a objetos, sendo subdividida em classes.
Incorreta, acredito que os termos estão todos misturados, alternativa sem sentido algum;
d) O comando SELECT é próprio do tipo procedural de DML e é usado para definir como os dados devem ser acessados.
Incorreta, SELECT é da DML DECLARATIVA;
e) As DML procedurais requerem do usuário a especificação de qual dado é necessário, sem especificar como obtê-lo.
Incorreta, as DML declarativas(não procedurais) fazem basicamente a pergunta: "Qual dado você quer?". Sem necessidade de especificar COMO obtê-lo;
-
Letra A
Apenas para complementar...
Numa Linguagem Procedural deve-se informar ao computador cada passo a ser executado. Pode-se afirmar que, em linguagens procedurais, o programador possui um maior controle do código, sendo capaz de estabelecer todo o fluxo de controle e execução de seu programa. Entretanto, para isso, ele deve ser bem qualificado e conhecer bem os recursos de implementação.
Nas Linguagens Declarativas, o programador fornece apenas o conjunto das tarefas a serem realizadas, não estando preocupado com os detalhes de como o executor da linguagem (interpretador, compilador ou a própria máquina real ou virtual de execução) realmente implementará essas tarefas. Em outras palavras, a linguagem enfatiza a declaração descritiva de um problema ao invés de sua decomposição em implementações algorítmicas, não necessitando, em geral, de tantas linhas de código para definir uma certa tarefa.
https://sites.google.com/a/brackmann.com.br/christian-brackmann/bemvindo/diferencaentrelinguagemproceduraledeclarativa