SóProvas


ID
2311198
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Assinale a alternativa correta. Um substituto ao protocolo Telnet que permite a comunicação em uma rede de computadores de uma forma segura, por meio de criptografia, seria o protocolo:

Alternativas
Comentários
  • SSH

     

    Método de comunicação seguro , que criptografa todas as mensagens entre o cliente e o servidor. No entanto, pode ser configurado, nativamente, para usar método de autenticação onde nem mesmo é necessário enviar senha pela rede.

     

    Esse método utiliza criptografia de chave pública.

     

  • Gabarito C

    O SSH (Secure SHell) é um protocolo que permite a você acessar virtualmente o servidor como se você estivesse em um terminal (no prompt do DOS, por exemplo). Se você preferir, considere como o SSH como um computador controlando outro computador.

    A diferença entre o telnet e o SSH está na segurança. Toda a transmissão de dados no SSH é criptografada. Assim, os riscos de alguém "bisbilhotar" o que você está fazendo no servidor (às vezes você precisa transmitir senhas para acessar outros sistemas ou programas) é virtualmente zero. Fora isso, tudo o que você faz no telnet pode ser feito pelo SSH.

    Quando você conecta via terminal remoto com seu servidor, você está controlando aquele servidor a partir de seu sistema operacional. Qualquer comando que você digitar é executado no servidor (e não no seu PC) e você opera de acordo com os paramêtros de comandos do servidor.

    Para acessar o protocolo SSH é necessário um programa que conecte na porta 22. Neste tutorial iremos utilizar o Putty. Um programa de fácil execução e satisfaz qualquer usuário.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • O SSH é a alternativa segura ao TELNET, pois possui criptografia.

    Resposta certa, alternativa c).

  • SSH - PORTA 22

    Protocolo de acesos remoto criptografado (simétrica e/ou assimétrica), projetado como um substituto para o TELNET, para operação de serviços de rede de forma SEGURA sobre uma rede insegura.

    Objetiva fornecer confidencialidade e integridade (hash) de dados sobre, pode autenticar o servidor  e também pode prover compressão de dados.

    Por padrão ele funciona na porta 22.